André Mendonça fala de IA, cidadania e trabalho em evento sobre o futuro da educação
Ministro do STF debateu desafios da inteligência artificial na educação e defendeu participação da sociedade
Educação|Do R7, em Brasília

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça participou nesta semana do seminário “Políticas Públicas de Educação: de Capanema à Inteligência Artificial”, promovido pela FGV, no Rio de Janeiro. O evento reuniu lideranças dos setores público e privado para discutir a evolução das políticas educacionais no Brasil e os desafios impostos pelas novas tecnologias.
Mendonça refletiu sobre o artigo 205 da Constituição Federal, destacando a educação como direito de todos e dever do Estado e da família. Ele enfatizou o papel da educação na formação do caráter, na construção da cidadania e na preparação para o trabalho.
“A educação é um direito de todos, um dever do Estado e da família. Deve ser feita com a participação da sociedade. O primeiro processo é formar o caráter, o segundo formar cidadãos e em terceiro educar para preparar para o trabalho. Esse é o grande desafio para todos que querem um país melhor. A educação é o elemento que garante igualdade de oportunidades a todos”, afirmou o ministro em entrevista após o evento, realizado na segunda-feira (14).
Mendonça também abordou os riscos e oportunidades das novas tecnologias e da inteligência artificial na educação, mencionando o acesso a conteúdos inadequados como um dos desafios.
Fórum para renovar o setor
O seminário marcou o lançamento do Fórum de Educação e Políticas Públicas, iniciativa para renovar o setor da educação. O fórum visa promover o debate e a troca de ideias entre educadores, pesquisadores e autoridades da área.
Participaram do evento, além de Mendonça, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha; a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt; o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Maurício Carvalho; o secretário Municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula; e a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Fique por dentro das principais de educação no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
