Após dois adiamentos, MEC espera divulgar segunda chamada do Prouni nesta sexta-feira
Equipes técnicas da pasta trabalham para liberar resultados 'o mais rápido possível'; publicação ficará disponível no site da pasta
Educação|Rafaela Sores, do R7, em Brasília
O MEC (Ministério da Educação) espera divulgar o resultado da segunda chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) nesta sexta-feira (1º). A previsão inicial era de que a lista fosse disponibilizada no site na última terça-feira (27), mas a publicação sofreu dois adiamentos. Para acessar os resultados, o aluno deve entrar no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O R7 entrou em contato com o MEC pedindo uma manifestação sobre as mudanças e aguarda resposta.
Com o novo calendário, as datas de confirmação de matrícula e inscrições na lista de espera também sofreram alterações.
Confira prazos atualizados:
• Resultado da 2ª chamada: 1/3
• Comprovação de informações da 2ª chamada: 1/3 a 12/3
• Prazo para participar da lista de espera: 18/3 a 19/3
• Divulgação da lista de espera: 22/3
Segundo o MEC, esta é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005. O candidato pré-selecionado deve entregar a documentação na instituição de ensino superior para comprovação dos dados informados. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição ou por meio eletrônico.
A primeira chamada ocorreu em 6 de fevereiro. Nessa edição do Prouni, serão ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais (50%) em 15.482 cursos de 1.028 instituições.
Programa
Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em faculdades privadas.
O programa ocorre em duas etapas anuais e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o Prouni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.