Brasil disputa Olimpíada Ibero-Americana de Matemática nesta semana
A competição ocorre até sexta-feira (26) e tem a participação de 22 países
Educação|Da Agência Brasil

Estudantes brasileiros disputam nesta semana a 29ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática na cidade de São Pedro Sula, em Honduras. A competição ocorre até sexta-feira (26) e tem a participação de 22 países.
Ana Karoline Borges Carneiro e Daniel Lima Braga, do Ceará, Murilo Corato Zanarella, de São Paulo, e Alessandro de Oliveira Pacanowski, do Rio de Janeiro, integram o time brasileiro. A equipe é acompanhada pelos professores Carlos Gustavo Moreira e Marcelo Tadeu Sales, responsáveis por corrigir e defender o trabalho dos estudantes no tribunal internacional de coordenação.
A competição tem como objetivo destacar a importância do estudo da matemática como ferramenta para o avanço técnico-científico e consiste em resolver problemas que envolvem as disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.
Brasileiro ganha prêmio internacional equivalente ao 'Nobel' da matemática
Brasil conquista medalha de ouro em Olimpíada de Matemática
Desde 1985, o Brasil reúne um total de 101 medalhas, sendo 51 de ouro, 39 de prata e 11 de bronze — País com maior número de conquistas em todas as edições da olimpíada.
Os brasileiros receberam ainda, em três oportunidades, a Taça Porto Rico – troféu outorgado desde 1990 pela delegação de Porto Rico ao país de maior progresso na competição. A premiação tem como objetivo estimular o desenvolvimento das equipes olímpicas.
A participação brasileira no evento é organizada pela OBM 9 Olimpíada Brasileira de Matemática), projeto conjunto do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada) e da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).











