Brasileiro ganha prêmio internacional equivalente ao "Nobel" da matemática
Artur Ávila foi o primeiro latino-americano a receber a medalha científica
Educação|Do R7

O matemático brasileiro Artur Ávila recebeu na tarde desta terça-feira (12) a Medalha Fields, um prêmio científico internacional tão importante quanto o “Nobel”.
O pesquisador, que trabalha no Brasil no Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), da França, foi o primeiro latino-americano a receber a medalha.
Leia outras notícias sobre Educação no R7
O resultado da premiação deveria ter sido divulgada durante a abertura do 27º Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul, Coreia do Sul, mas foi antecipada no site da IMU (União Internacional de Matemáticos).
Em nota, os organizadores destacam que “concederam a Medalha Fields [para Ávila] por suas contribuições profundas à teoria dos sistemas dinâmicos”.
Prêmio
Criada em 1936 pelo cientista John Charles Fields, a medalha é concedida para autores com idade inferior a 40 anos que desenvolvem estudos na área da matemática. A medalha é dada a cada quatro anos juantamente com um prêmio equivalente a pouco mais de R$ 30 mil.
Biografia
Nascido no Rio de Janeiro, Ávila vinha se destacando no cenário acadêmico há alguns anos. Antes desta horaria ele já havia vencido o prêmio Salem (2006), o prêmio da Sociedade Matemática Europeia (2008), Grand Prix Jacques Herbrand da Academia de Ciências da França (2009) e o prêmio Michael Brin (2011).
Além dele, a Medalha Fields de 2014 também foi destinada ao canadense Manjul Bhargava, o austríaco Martin Hairer e à iraniana Maryam Mirzakhani.










