Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Capes veta projeto de pós-graduação da Unb que fala em marxismo

Professores e alunos da UERJ e da UFRN também estão envolvidos no trabalho e criticam a medida 

Educação|Do R7

  • Google News
Docentes falam que há “patrulhamento ideológico” na decisão
Docentes falam que há “patrulhamento ideológico” na decisão

Um projeto de pesquisa acadêmica elaborado por docentes e estudantes da Unb (Universidade de Brasília), UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) foi vetado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) por utilizar a teoria marxista como método de estudo.

O trabalho intitulado "Crise do Capital e Fundo Público: Implicações para o Trabalho, os Direitos e as Políticas Sociais" foi encaminhado, em 2013, ao Procad (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica). Por meio do programa, é possível que projetos conjuntos de pesquisas acadêmicas de média duração recebem financiamento da Capes.


Leia mais sobre Educação no R7 

Este ano, o projeto elaborado em parceria pelas três universidades públicas não foi aceito pelo órgão sob a legação de que "a formação proposta estaria no âmbito do método marxista histórico-dialético, cuja contribuição à ciência brasileira parece duvidosa". 


A forma de desqualificação do trabalho gerou polêmica e crítica entre os docentes envolvidos. Em nota, eles alegam haver um “patrulhamento ideológico” associado ao veto da pesquisa. 

— Não se trata apenas de recusar um projeto, mas de desqualificar qualquer pesquisa fundada nessa perspectiva, tratada como não científica e desprovida de mérito técnico científico, diz trecho do texto. 


Os professores também destacam que, no último edital do Procad, 90% dos projetos beneficiados são das áreas de exatas e biológicas. 

Segundo a Capes, o Procad tem o objetivo de intensificar o intercâmbio científico no País, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.