CNU 2025: locais das provas discursivas serão divulgados nesta segunda-feira
Acesso aos candidatos será liberado a partir das 16h; as avaliações ocorrem no domingo (7)
Educação|Da Agência Brasil
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Os candidatos classificados para a segunda etapa do CNU (Concurso Público Nacional Unificado) 2025 poderão conferir os locais das provas discursivas a partir das 16h desta segunda-feira (1º).
As informações estarão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser acessado na página oficial do concurso, no site da FGV (Fundação Getulio Vargas), banca examinadora do processo seletivo.
Veja mais
Para consultar o documento, o candidato deverá informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha da plataforma Gov.br.
A prova discursiva do concurso unificado será no próximo domingo (7) em 228 cidades de todas as regiões do país, como ocorreu na primeira etapa, que ocorreu em 5 de outubro.
Cartão de confirmação
O cartão de confirmação do CNU 2025 é individual e destinado a cada um dos 42.499 candidatos aprovados e classificados nas provas objetivas, realizadas em outubro.
A lista de convocados pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) foi divulgada em 12 de novembro e pode ser consultada no site da FGV.
Além do local das provas discursivas, o documento traz informações como número de inscrição, data e horário da prova. Também constará se o candidato tem direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social, quando for o caso.
Embora não seja obrigatório, o MGI e a FGV recomendam que o cartão de confirmação seja levado impresso no dia da prova, para facilitar a localização.
Prova discursiva
Para os cargos dos blocos temáticos de nível superior, a prova será composta por duas questões discursivas, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos.
Já para os cargos de nível intermediário, a avaliação consistirá em uma redação dissertativo-argumentativa, com valor total de 30 pontos.
Os textos deverão ter no máximo 30 linhas e serão avaliados com base nos seguintes critérios:
- conhecimentos específicos (50% da nota total para cargos de nível superior);
- domínio da língua portuguesa (50% da nota para cargos de nível superior e 100% para cargos de nível intermediário).
A prova deverá ser escrita à mão, com caneta esferográfica azul ou preta. Apenas o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.
Horários das provas
Para os cargos de nível superior, a prova discursiva será aplicada das 13h às 16h, no horário de Brasília.
Os candidatos aos cargos de nível intermediário farão a prova em horário reduzido, das 13h às 15h.
Os portões serão fechados às 12h30, meia hora antes do início das provas.
CNU 2025
Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o CNU 2025 oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal. Do total, 3.144 vagas são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário.
O concurso também pretende formar um banco de candidatos aprovados em lista de espera para cargos de ambos os níveis.
Segundo o MGI, 2.480 vagas são de preenchimento imediato, enquanto outras 1.172 serão providas no curto prazo, após a homologação dos resultados.
Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos. O MGI manteve o modelo da primeira edição do CNU, permitindo que o candidato se inscreva para diferentes cargos num mesmo bloco e defina sua lista de preferência.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
