Confira seis dicas para fazer um bom resumo
Com uma boa síntese, você assimila melhore as ideias na hora de estudar
Educação|Do R7

Imagine a cena: acabou a aula de história. O professor sai da sala, a matéria está toda fresca na cabeça, mas logo entra o professor de matemática. Após formulas, equações, divisões e raízes quadradas, ele encerra a aula e tudo o que você aprendeu sobre história vira uma confusão de informações.
Esse é um fato comum e acontece com frequência com grande parte das pessoas, dificultando os estudos e aprendizagem de conteúdo. Para resolver esse problema, confira as seis dicas que elaboramos para você fazer o resumo perfeito, auxiliando os seus estudos, economizando tempo e otimizando suas notas.
1- Entenda bem a matéria
Só é capaz de resumir quem entendeu completamente o assunto, portanto, caso você queira sintetizar o conteúdo de uma aula, preste muita atenção a ela, anotando brevemente os pontos principais que foram ensinados. Caso queira resumir um texto, após ler e reler, extraia o conteúdo mais importante de cada parágrafo para que possa se lembrar do que aprendeu. Em ambos os casos, anote também as informações técnicas e as definições de termos que você não conhecia.
2- Mantenha o foco no mais importante
Busque sempre os principais conceitos do material que você quer resumir e priorize os pontos que você não sabe direito. Mantenha também uma sequência lógica no resumo para que seja possível localizar qualquer informação rapidamente na hora de estudar.
3- Esquematize
Para ajudar na hora do estudo, tudo é válido: fazer setas, listas, caixas, diagramas, títulos, subtítulos e até pontos podem ajudar a resumir diversas páginas em um esquema pequeno e fácil de entender. Utilize também as suas próprias palavras, afinal de contas, o resumo está sendo feito para você mesmo e deve ser estruturado da forma mais natural e fácil de se compreender possível.
4- Mantenha a organização
Se o resumo for feito em folhas soltas, não se esqueça de numerar as páginas. Utilize canetas marca-textos coloridas para reforçar conceitos importantes e novas informações. Sempre que possível, troque de página a cada novo tópico. Não custa lembrar: capriche na letra, pois, no dia de estudar, quem vai ter que entendê-la é você!
5- Utilize diversas fontes
Caso, além da aula, você ainda precise estudar um livro ou uma apostila sobre o mesmo assunto, o seu resumo deve utilizar informações relevantes de todas essas fontes. Para isso, leia e releia tudo, organize os tópicos em sua cabeça antes de passar para o papel e agrupe as principais informações.
6- Adéque o formato ao tipo de prova
Normalmente, quando a prova é de múltipla escolha, é preferível fazer esquemas com listas, setas, tabelas e diagramas. Quando o exame for aberto, um resumo com parágrafos compactos pode facilitar na hora de elaborar as respostas.
Ainda com dúvidas? Melhore na Escola ajuda você a se preparar e ir bem nas provas. Assine!















