Conselho da USP remarca reunião após estudantes tentarem ocupar reitoria
Novo encontro de dirigentes deve acontecer no próximo dia 14; Guarda Universitária avalia local
Educação|Do R7

Uma tentativa de ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) interrompeu a reunião do Conselho Universitário da instituição que acontecia na tarde desta terça-feira (7). A ação fez com que o encontro fosse remarcado para o próximo dia 14. Os estudantes prometem novo protesto nessa data.
A reitoria não se manifestou sobre o ato. A Guarda Universitária estuda levar a reunião do Conselho para outro prédio para evitar novas tentativas de ocupação.
Ao menos 50 integrantes do movimento estudantil protestava pela adoção de cotas raciais na universidade. Com faixas e tambores, o grupo fazia um ato em frente ao prédio da reitoria, onde acontecia a reunião do Conselho. Depois, alguns alunos pularam a catraca do prédio, com o objetivo de participar do Conselho, e bateram boca com membros da Guarda Universitária.
Ao forçar a entrada no edifício, os manifestantes foram barrados pelos seguranças. Diante do problema, o reitor Marco Antonio Zago decidiu suspender a reunião pouco antes das 16h30. Professores foram escoltados pelos seguranças para a saída oposta à que estava o grupo.
"A coisa ferveu quando a gente tentou ocupar para participar do Conselho e os seguranças fecharam a porta. Ficaram dois negros lá dentro e o resto fora", relatou Marina Dias, aluna do curso de filosofia e integrante do Coletivo Quilombo Raça e Classe.
Apenas 11% dos jovens negros no Brasil fazem ensino superior, diz estudo da ONU















