Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Curte moda? Confira diferentes cursos para se profissionalizar na área

Opções vão desde formações livres a graduações e especializações

Educação|Do R7 Bolsas de Estudo

O universo da moda é repleto de possibilidades de atuação profissional. É possível trabalhar com desenho técnico de roupas - que envolve mais ferramentas e informações do que os croquis, por exemplo - além de auxiliar na pesquisa de tecidos, desenvolvimento de coleções e até mesmo na etapa final que é a exibição dos resultados para o público.

A área é repleta de talentos natos, autodidatas ou simplesmente apaixonados pelo assunto, mas ter formação específica também é essencial para o sucesso profissional. Se você tem interesse em atuar no mercado, mas não sabe por onde começar ou em quais atividades possui melhor desempenho, aqui vão duas dicas: a primeira é fazer um Teste Vocacional.

Com poucas respostas, você terá um filtro melhor das possíveis profissões ligadas ao mercado da moda. A segunda dica é continuar a leitura e conferir algumas opções de cursos com diferentes configurações e que podem se encaixar no seu estilo.

Cursos para quem gosta de moda e quer investir na carreira

Publicidade

Graduação em Moda: é uma das formações mais completas. Além de estudar conceitos, história da moda e criação de identidade visual, a graduação em Moda aborda temas relacionados à logística, capacitação de mão de obra, pesquisa, divulgação, entre outros. Se você tiver interesse em explorar tudo isso que a graduação em Moda disponibiliza, pode depois fazer uma pós-graduação em alguma área que se identifique e aprofundar ainda mais os conhecimentos.

Design de Moda: ideal para quem tem habilidades com desenhos e grande capacidade criativa, o curso capacita os alunos para que possam criar, desenvolver modelagens e costurar as peças. Além de saber e gostar de desenhar, é preciso também estudar muito as tendências, fatores históricos e ter facilidade para lidar com cálculos.

Publicidade

A formação em Design de Moda é um Curso Superior Tecnológico, o que dará aos graduandos um diploma de nível superior em bem menos tempo do que uma graduação comum. Diferentemente do que se pensa, a pessoa formada nesse curso pode atuar em outras áreas além dos tecidos, podendo se especializar em acessórios e calçados, por exemplo.

Corte e costura: é esse curso é encontrado na modalidade profissionalizante e, geralmente, possui nichos, fazendo com que os alunos optem pelo segmento que mais lhe agrada. Algumas pessoas fazem este curso para aprender a costurar para si próprio. Já outras, com o conhecimento adquirido, iniciam seu próprio negócio, oferecendo reparo em roupas. A customização de peças e reparos simples como bainha, botões, ajuste de tamanho é bastante requisitada no dia a dia e pode ser uma boa opção para iniciar no ramo de corte e costura e garantir uma grana extra.

Publicidade

Visual Merchandising: essa formação permite aos profissionais posicionar os produtos em uma determinada loja de modo mais atrativo e estratégico. No processo de compra de uma peça de roupa, por exemplo, a experiência do cliente importa. Muitos podem não perceber, mas há uma estratégia em posicionar os produtos em cada lugar da loja para que os clientes se familiarizem facilmente com o espaço, achando logo o que lhe interessam. Iluminação, cores e o modo como os manequins estão vestidos, por exemplo, é fundamental para o processo de compra. É isso o que o estudante de Visual Merchandising aprende durante o curso. Essa área também é conhecida como Vitrinismo.

Engenharia Têxtil: quem está em busca de um envolvimento maior com a parte inicial da fabricação das peças pode optar pelo curso de Engenharia Têxtil. A graduação envolve técnicas do mundo fashion, mas também muitos números e dados matemáticos. É através desta formação que os estudantes aprendem a confeccionar e tratar tecidos e fibras. Além do conhecimento do tipo de material, o engenheiro têxtil irá também projetar máquinas e equipamento da linha de produção.

Outras formações para quem gosta de moda

Cursos na área de comunicação também são ótimos aliados para fazer com que os trabalhos, habilidades e interesses no campo da moda sejam mais bem divulgados. Por isso, cursos de Fotografia, Marketing e media social também são ótimas recomendações para quem deseja aprimorar suas habilidades. Dentro do segmento de moda, a sustentabilidade, a produção responsável e orgânica está em alta.

Descontos em faculdade de moda

O Educa Mais Brasil é o maior programa de bolsas de estudos do país e conta com opções em todas as áreas do conhecimento e para distintas modalidades de ensino, incluindo os cursos de Moda, caso esta seja a opção que está em busca.

Além dos cursos de Moda, no Educa ainda há milhares de oportunidades em todas as áreas do conhecimento, com a facilidade de investir no futuro sem gastar muito. As bolsas oferecidas pelo programa possuem até 70% de desconto nas mensalidades durante toda a formação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.