Educação Economia verde: dicas de profissões para trabalhar a favor do meio ambiente

Economia verde: dicas de profissões para trabalhar a favor do meio ambiente

Setor será responsável pela criação de cerca de 15 milhões de empregos na América Latina e Caribe até 2030

A sustentabilidade ambiental está cada vez mais em pauta

A sustentabilidade ambiental está cada vez mais em pauta

Adobe Stock

O relatório da Organização Internacional do Trabalho, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, estima que as áreas ligadas à economia verde serão responsáveis pela criação de até 15 milhões de empregos na América Latina e Caribe até 2030. A economia verde contempla profissões que atuam com questões ambientais e de sustentabilidade, em resumo.

Com o aumento da preocupação com temas ambientais, como a utilização e preservação dos recursos naturais, o desenvolvimento das tecnologias limpas e de uma cultura de consumo consciente, a sustentabilidade ambiental está cada vez mais em pauta. Nesse cenário, cresceu a procura por profissionais especialistas no tema, abrindo portas para oportunidades de trabalho em diversas empresas.

Confira, abaixo, dicas de profissões para quem deseja trabalhar diretamente a favor do meio ambiente.

Oceanografia
Quem se forma em Oceanografia pode trabalhar, tanto fazendo o mapeamento do fundo dos oceanos quanto desenvolvendo projetos para promover a conservação de ambientes aquáticos. A profissão também foca em elaborar projetos de saneamento para zonas costeiras, atuar na recuperação de locais degradados e no cultivo de organismos aquáticos, entre outras atividades. O oceanógrafo se prepara para investigar não só as características dos oceanos, como também de rios, lagos, mares e zonas costeiras.

Contador Ambiental
Essa carreira é destinada a profissionais formados em Contabilidade. Esse segmento compreende o registro e a análise das ações das empresas que podem afetar o meio ambiente, como os gastos com água e energia e geração de lixo. Além disso, é responsável pela elaboração de políticas que tornem as companhias mais responsáveis ambientalmente.

Especialista em Gestão de Resíduos
A grande quantidade de resíduos gerada pelas atividades industriais e o descarte impróprio compõem um dos principais problemas ambientais do país. Nesse cenário, a pessoa especialista em Gestão de Resíduos é responsável por elaborar alternativas que minimizem a contaminação dos ecossistemas, garantindo o tratamento adequado do lixo, e ao criar projetos voltados à reciclagem.

Designer de Produtos Sustentáveis
Essa é outra profissão verde com projeção de grande visibilidade, já que as empresas estão sendo desafiadas a diminuir o seu impacto ambiental, repensando o uso de matéria prima e geração de resíduos. Nesse sentido, quem trabalha como designer de Produtos Sustentáveis é responsável por desenvolver produtos ecoeficientes e com mínimo impacto ambiental possível.

Como se profissionalizar em profissões verdes?
As graduações para formações nas profissões verdes podem ser encontradas em instituições públicas e privadas. Nas públicas, um dos caminhos é através de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza do Exame Nacional do Ensino Médio.

Já nas faculdades particulares, além de bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, também é possível contar com auxílio de projetos privados, a exemplo do Educa Mais Brasil.

O maior programa de bolsas de estudo do país oferece até 70% de desconto nas mensalidades durante todo o curso, por meio de parceria com instituições de ensino qualificadas de todo o país. São bolsas para educação básica, cursos Técnicos, Idiomas, Livres, Preparatórios para concursos, EJA, Pré-vestibular/Enem, Graduação e Pós-graduação. A matrícula pode ser feita diretamente no site do Educa.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Últimas