Enem 2021: veja dicas para estudar para o exame e para a redação
Inscrições terminam nesta quarta (14) , mas dá tempo de revisar o conteúdo até novembro, quando serão aplicadas as provas
Educação|Do R7
Decidiu fazer a inscrição na útima hora? Esta quarta-feira (14) é o último dia para fazer as as inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas para quem deixou tudo para a última hora, ainda dá tempo de estudar para as provas que serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.
O primeiro passa é organizar um calendário de estudos com horário fixo de estudos e alternando as matérias. "Importante agora é manter o foco para fazer a revisão do conteúdo, não pensar que tem pouco tempo, ao contrário, temos muitas semanas pela frente e manter a tranquilidade", destaca a coordenadora pedagógica e de Redação do Poliedro colégio de São Paulo, Vivian de Ulhôa Cintra Bernardo.
Leia também
"Treinar redação é fundamental para que o candidato esteja preparado no dia do exame e consiga controlar o tempo", avalia. Para a coordenadora, o estudante deve treinar a leitura dos textos de apoio da redação, "muitas vezes, esse material oferece o conteúdo a ser utilizado no texto".
Outro ponto é treinar a estrutura da redação para o Enem. "Apresentar o problema, desenvolver o tema explicando as origens e as consequências e apresentar uma solução, se o estudante souber organizar bem o seu texto, ele saberá desenvolver as ideias sobre qualquer assunto."
Um diferencial é o treino. O candidato deve escrever uma redação por semana. "Escrever não para tentar advinhar o tema, mas para se apropriar do processo de construção de textos, observar quais são os pontos fracos para corrigir e melhorar, ter uma consciência maior da técnica e aprender a planejar o tempo de prova."
O Enem é uma prova que exige muita leitura, o candidato deve ficar atento ao relógio. Vale fazer provas de edições passadas para aprender a calcular o tempo gasto por questão.