Educação Enem 2022: segundo dia terá provas de matemática e ciências da natureza

Enem 2022: segundo dia terá provas de matemática e ciências da natureza

Estudantes terão 5h para responder a 90 questões; gabarito oficial deve ser divulgado na quarta-feira, dia 23

Resumindo a Notícia

  • Aplicação da prova terá início às 13h30 e término às 18h30
  • Participantes vão responder questões das disciplinas de química, física, biologia e matemática
  • R7, em parceria com o Kuadro, transmite a correção da prova a partir das 18h
Enem: estudantes participam do segundo dia de provas

Enem: estudantes participam do segundo dia de provas

Edu Garcia/R7 - 13.11.2022

Estudantes inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) participam, neste domingo (20), da segunda maratona de provas. Os participantes encaram 90 questões de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).  

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre seguindo o horário de Brasília. Todos os candidatos devem levar um documento com foto, caneta esferográfica de plástico transparente e tinta preta. Vale levar máscara.

Arte/R7

A aplicação da prova terá início às 13h30 e término às 18h30. O R7, em parceria com o Kuadro, fará a transmissão dos comentários do segundo dia de prova a partir das 18h e divulgará o gabarito extraoficial. Conforme o edital, o gabarito oficial deve ser divulgado na próxima quarta-feira, dia 23.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) orienta que os participantes desliguem o celular e deixem em um envelope lacrado. Qualquer emissão de sinal sonoro pode levar à desclassificação. Boné, chapéu, gorro ou qualquer adereço que cubra o cabelo e as orelhas não são permitidos. Material escolar como lápis e régua também são proibidos, assim como o uso de relógio.

Primeiro dia de prova

Dos 3,4 milhões de inscritos no Enem 2022, 2,4 milhões participaram da primeira prova no último domingo (13). Os estudantes responderam a 90 questões de linguagens e ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia). 

A redação deste ano teve como tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais", considerado pelos professores como a 'cara do Enem', um problema de ordem social que, ao mesmo tempo, entra na questão dos direitos humanos.

Arte/R7

O aspecto social com questões ligadas à igualdade social e de gênero estiveram presentes no primeiro dia do exame. A prova também foi considerada dentro dos padrões do Enem e bem equilibrada. Os estudantes tiveram de encarar perguntas interdisciplinares, que transitaram entre história, geografia e sociologia.

O Enem é a principal porta de entrada para as universidades federais do país por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A nota do Enem também usada para programas de bolsa e financiamento como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Últimas