Enem 2023: questões de biologia e química podem ser resolvidas só com interpretação de texto
Aluno deve ler o enunciado com atenção, pois as respostas nem sempre necessitam do domínio de um conteúdo específico
Educação|Vivian Masutti, do R7
Candidatos que vão prestar o segundo dia de provas do Enem no próximo domingo (12) devem esperar um teste de biologia e química nos moldes tradicionais do exame, segundo o professor Luiz Rafael Silva, coordenador pedagógico do colégio Mopi.
Ele lembra que muitas questões apresentam em sua construção caminhos para que o estudante consiga solucioná-las sem a necessidade de um conhecimento específico sobre a disciplina.
"Nesta prova, a habilidade em analisar gráficos e imagens, interpretar textos e conseguir observar os processos descritos nos enunciados se torna fundamental para conseguir êxito. Nunca descarte o enunciado das questões, ele é imprescindível", afirma Silva.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Entre os assuntos mais cobrados em biologia, o participante deve esperar questões de ecologia, imunologia, educação ambiental e citologia.
Os temas são parecidos com os apontados pelo professor Léo Meirelles, do Curso Enem Gratuito, que destaca ainda doenças virais, primeira lei de Mendel e relações ecológicas.
Guilherme de Azeredo Coelho, professor de química do colégio Mopi, afirma que as questões devem apresentar um diálogo com as de física e biologia.
"A prova de química no Enem é construída de forma muito interessante, pois não é preciso memorizar fórmulas, por exemplo. O mais importante é estar imerso na linguagem química e, por meio dela, analisar os fenômenos químicos e físicos, bem como as características das substâncias", afirma ele — que aguarda enunciados envolvendo química geral, inorgânica e físico-química.
VEJA MAIS: Enem: apoio emocional e metas realistas estão entre as 7 dicas para a última semana de estudos