Enem: escolas estaduais fazem contagem regressiva com relaxamento e grupos de estudo
Música, alongamento e apoio emocional estão entre as práticas para diminuir a ansiedade dos candidatos
Educação|Do R7
Às vésperas do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), escolas da rede estadual paulista se preparam para a maratona de provas com planejamento especial. Na programação, aulas diferenciadas, grupos de estudo, revisão de conteúdo e até uma pausa nas atividades com sessões de relaxamento para diminuir a ansiedade dos estudantes.
NÃO PERCA! Na reta final, R7 e Aprova Total fazem a partir de hoje revisão com mais de 50 lives
Redação com arte e sons
A produção de um texto exige silêncio e concentração. Não é exatamente assim que acontece na disciplina eletiva Tindecon, ministrada pelos professores José Carlos Moreira, de língua portuguesa, e Jorge Franco, de sociologia.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Para ampliar o repertório cultural dos alunos da Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira, na capital paulista, a dupla leva para aulas exemplos de música, dança e cinema. A ideia é que, com essas referências, os estudantes consigam elaborar melhor os argumentos e, assim, construir redações mais completas.
Tindecon significa: T - Título, In - Introdução, De - Desenvolvimento e Con - Conclusão, itens essenciais para o desenvolvimento de um texto dissertativo argumentativo exigido no Enem.
Um por todos, todos por um
Já na Escola Estadual Professor Amadeu Olivério, em São Bernardo do Campo, a máxima é: todo mundo se ajuda. Dessa maneira, 12 estudantes foram selecionados para apoiar os docentes nos horários de tutoria e orientação de estudos.
Juntos, eles tiram as dúvidas dos colegas e repassam o conteúdo cobrado no Enem. Para o diretor da unidade, Jonas Vicente Jatobá, além de aprender, os alunos estão estreitando os vínculos. “A responsabilidade e o comprometimento com a socialização das aprendizagens entre os pares têm sido importantes para todos”, explica.
Enem que a vaca tussa!
Na Escola Estadual Doutor Carlos Sampaio Filho, em Penápolis, o momento é de revisão. Ao longo do semestre, os alunos inscritos na eletiva “Enem que a vaca tussa” se debruçaram em exercícios e nas edições anteriores do exame.
O objetivo era relembrar todos os tópicos das disciplinas de língua portuguesa e matemática que caem no Enem. A redação, temida por dez entre dez estudantes, também teve atenção especial com dicas e muita prática. Além disso, os jovens receberam informações sobre mercado de trabalho e opções de carreira a seguir.
Mente sã e corpo são
Os estudantes da Escola Estadual Antônio Apparecido Falcão, em Pindamonhangaba, terão um respiro antes da prova. A unidade organizou um workshop e momentos de pausa. As atividades são voltadas para o bem-estar emocional dos jovens em uma semana tão decisiva.
Por isso, primeiro os alunos foram acolhidos com a palestra “O que esperar?”. Em seguida, eles fizeram sessões de alongamento e relaxamento e duas dinâmicas para diminuir a ansiedade.
VEJA MAIS: Enem 2023: inteligência artificial e racismo no esporte estão entre os possíveis temas da redação