Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem terá redução de fiscais de sala em meio à crise interna do Inep

Em salas com menos de 26 candidatos haverá um fiscal em vez de uma dupla, segundo relatos de colaboradores terceirizados

Educação|

O Enem vai ser realizado neste domingo (21)
O Enem vai ser realizado neste domingo (21) O Enem vai ser realizado neste domingo (21)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado no domingo (21) em meio à crise interna do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), responsável pela prova. Além disso, colaboradores terceirizados que fiscalizarão os candidatos relatam corte no número de aplicadores por sala neste ano e temem fragilidades na supervisão dos estudantes.

Em salas com menos de 26 candidatos, só haverá o chefe de sala no comando, segundo afirmam. Nos anos anteriores, o trabalho era em dupla: um chefe de sala e um aplicador. O jornal "O Estado de S. Paulo" ouviu colaboradores de oito estados e viu os manuais com suas tarefas nos dias de prova, além dos documentos enviados a eles pelo consórcio aplicador. O exame, principal forma de ingresso no ensino superior do país, ocorre amanhã e no próximo domingo.

Crise

O Inep tem enfrentado sua maior crise: 37 servidores com experiência no Enem pediram para deixar o cargo por discordarem da gestão do atual presidente do órgão, Danilo Dupas. A categoria alega falhas de gestão e assédio – ele nega.

Leia também

Nos postos de trabalho dos colaboradores terceirizados, as mudanças foram descobertas há poucas semanas. "Será só uma pessoa [fiscal] por sala. Alegaram que, na sala com menos de 25 alunos, só uma pessoa bastaria", disse a coordenadora de aplicação em uma escola pública no interior de Minas. Ela teme que seja mais difícil resolver eventuais problemas e diz que isso pode recair sobre fiscais de corredor e banheiro.

Publicidade

Os funcionários são contratados pela Cesgranrio, consórcio aplicador da prova. Procurado, o Inep não se posicionou até as 21 horas de ontem. Já a Cesgranrio disse que não comentaria por "motivos contratuais".

Em uma escola no Distrito Federal, o coordenador afirma que só haverá o chefe de sala em cada uma das 27 turmas – não haverá aplicadores. Outra colaboradora, de São Luís, recebeu de superiores uma planilha com a regra: "Um aplicador para salas a partir de 26 participantes".

Publicidade

Com a queda do número de inscritos nesta edição, a previsão é que haja salas com menos candidatos. O manual dos colaboradores deste ano não atribui funções a aplicadores. Um trecho do curso online feito pelos trabalhadores antes do Enem indica: "Aplicadores só em algumas salas".

"A minha questão é: como vão ser o almoço e a ida ao banheiro? Nada foi explicado", diz uma chefe de sala no interior do Piauí. Ela cogita desistir da aplicação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.