Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem: veja as regras de prevenção à Covid-19 durante as provas

Provas serão aplicadas neste domingo (21) e quem não respeitar regras sanitárias poderá ser desclassificado

Educação|Do R7, em Brasília

A primeira etapa de provas do Enem ocorre neste domingo (21)
A primeira etapa de provas do Enem ocorre neste domingo (21) A primeira etapa de provas do Enem ocorre neste domingo (21) (LUIS LIMA JR/ESTADÃO CONTEÚDO)

O edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano prevê uma série de medidas de segurança contra a Covid- 19. As provas — tanto a versão impressa, quanto a versão digital — estão agendadas para este domingo (21) e para o próximo (28). Assim como aconteceu na edição de 2020, o uso de máscara facial será obrigatório nos locais de prova. Segundo o edital, serão adotados procedimentos específicos de biossegurança e os participantes que não as respeitarem podem ser desclassificados.

De acordo com o edital, os participantes que estiverem com Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de prova não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. A regra se aplica a candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Máscara facial

Dentro dos locais de aplicação de prova, os estudantes deverão usar a máscara durante toda a realização do exame. O edital prevê ainda que a máscara deve ser usada da maneira correta, ou seja, cobrindo o nariz e a boca, e só poderá ser retirada para para a identificação dos participantes, ou para comer e beber. O edital prevê ainda que ao retirar a máscara, o participante não pode tocar na parte frontal dela, e deve, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. Além disso, as mãos devem ser higienizadas quando o participante for ao banheiro e no decorrer do exame.

Documentos

De acordo com o edital do Enem, no dia das provas é obrigatório levar um documento original e oficial com foto. São aceitos: RG (Carteira de Identidade), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira de trabalho ou passaporte (para os estrangeiros). Atenção: não são aceitas no dia dos exames: carteira de estudante, carteira de clube ou similares. Em caso de perda ou roubo de algum documento oficial, o participante deve apresentar comprovante de que solicitou a segunda via ou o B.O. (Boletim de Ocorrência).

Leia também

Caneta preta

Segundo o edital do Enem 2021, a caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta é a única aceita pelo Inep para assinalar o cartão de respostas e desenvolver a redação. Separe ao menos duas, caso haja alguma falha no momento da prova. As provas começam, pontualmente, às 13h30, no horário de Brasília. No primeiro dia, os exames seguem até as 19h e, no segundo, até as 18h30.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.