Ensino médio: estudantes debatem política com ajuda de roteiros
Objetivo é promover um ensino democrático, inclusivo, integral e transformador; documento está disponível na internet
Educação|Do R7
Os "Percursos de Debates Políticos na Escola" fazem parte de uma iniciativa da Ashoka em parceria com o coletivo jovem Encrespad@as e mostram a possibilidade de se organizar coletivamente nas escolas para incidir no debate público com os estudantes. O objetivo é promover um ensino médio democrático, inclusivo, integral e transformador.
A iniciativa nasceu da criação coletiva de 27 propostas publicadas pela Feusp (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), a Ashoka e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Os estudantes do ensino médio interessados em participar podem acessar os roteiros gratuitamente pela internet.
Leia também
As ideias foram formuladas durante discussões e convergências com estudantes, professores, gestores e pesquisadores. Os estudantes podem conferir roteiros que instigam o debate sobre agendas propositivas que orientem as políticas públicas de educação, mas também as políticas econômicas, sociais e ambientais, com temas relacionados a justiça ambiental, equidade racial, diversidade de gênero e defesa de direitos.
Segundo os organizadores, a iniciativa dá continuidade às campanhas pelo primeiro voto, que teve foco nos adolescentes de 16 e 17 anos.