Educação Escola superior de Ciência abre processo seletivo na segunda-feira (1º)

Escola superior de Ciência abre processo seletivo na segunda-feira (1º)

Inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da Ilum; serão oferecidas 40 vagas, metade para alunos da rede pública

  • Educação | Do R7

Aula de laboratório na Ilum, escola superior de ciência

Aula de laboratório na Ilum, escola superior de ciência

Divulgação

A Ilum Escola Superior de Ciência abre na próxima segunda-feira (1.º), o período de inscrições para o processo seletivo do curso superior de Ciência e Tecnologia. Essa será a segunda turma do bacharelado, lançado no ano passado pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). As aulas para a primeira turma tiveram início em março último.

Com duração de três anos, em período integral, o curso é gratuito, tem a nota máxima do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 

Processo seletivo

Serão oferecidas 40 vagas e metade será destinada a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Todos os aprovados terão moradia, alimentação e transporte gratuitos. A escola oferece ainda curso de inglês e um laptop para cada estudante para uso pessoal durante todo o período em que estiverem na Ilum, com todos os softwares necessários para as atividades acadêmicas instalados.

Os candidatos podem se inscrever, gratuitamente e online, acessando o formulário que ficará disponível no site da Ilum até 16 de dezembro.

Os candidatos não fazem vestibular, eles são avaliados a partir de um conjunto de critérios: no ato da inscrição, o aluno, além de informar seus dados, deve escrever uma manifestação de interesse, um texto contando por que quer estudar ciências e cursar a Ilum. O passo seguinte é informar a nota obtida do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos que estudaram na rede pública classificados entre os dez primeiros colocados em olimpíadas de Física, Matemática, Química e Biologia terão ainda um bônus de 300 pontos, bastando apresentar os comprovantes de medalhas nesta etapa.

A partir desses três itens, serão pré-selecionados 200 candidatos para a última fase da seleção: a entrevista individual. As entrevistas serão realizadas de forma remota (online) e avaliarão conhecimentos, competências, habilidades e a disponibilidade do aluno para cumprir o período integral do curso. Serão aprovados aqueles que obtiverem a melhor pontuação considerando todas as fases. A lista será divulgada no final do mês de fevereiro e as aulas estão previstas para começar em março.

Últimas