Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação
Publicidade

Estudantes do Jardim Ângela e da zona leste de SP levam prêmio do Google

Jovens criaram aplicativos que oferecem soluções práticas para as comunidades onde vivem na capital paulista

Educação|Karla Dunder, do R7


Apresentação do aplicativo Comparate, premiado pelo Google Startup in School
Apresentação do aplicativo Comparate, premiado pelo Google Startup in School

Estudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) do Jardim Ângela e da Etec Zona Leste, atentos à realidade dos bairros onde vivem na periferia de São Paulo, criaram aplicativos com soluções práticas para a comunidade local e de baixa renda e ainda levaram o primeiro lugar no Google Startup in School — ed. ADE Sampa.

Leia também

A proposta do evento foi promover a saúde mental dos alunos por meio do desafio e trabalho em equipe. A edição premiou quatro projetos de aplicativos de celular, todos eles desenvolvidos por alunos de escolas públicas da capital paulista.

Os grupos foram premiados em duas categorias: Tecnologia Livre e App Inventor. Levaram os primeiros lugares os seguintes projetos:

1º lugar na Categoria Tecnologia Livre: Comparate é um aplicativo que compara preços de alimentos de diversos supermercados.

Publicidade

1º lugar na Categoria App Inventor: Invest é uma solução de baixo custo para ajudar no estudo para o vestibular.

2º lugar na categoria Tecnologia Livre: Criptphy é uma aplicativo para proteger contas de ataques cibernéticos de hackers.

Publicidade

2º lugar na categoria App Inventor: Safety First também oferece segurança eletrônica, mas para compras online (desenvolvido por alunos da Etec Abdias do Nascimento, em Paraisópolis).

Esta edição foi realizada em formato híbrido e valorizou as dinâmicas em equipe. "Os alunos têm autonomia para desenvolver a pesquisa, apenas dei orientações para ajustar o foco durante o desenvolvimento do projeto e para a apresentação", explica o professor Fabio Quaiati, orientador do grupo que criou o Invest. 

Publicidade
Grupo do Projeto Invest: Vinicius Norgang, Leticia Lesnoke, Camila Santos, Kamille Lima e Luana Kamori
Grupo do Projeto Invest: Vinicius Norgang, Leticia Lesnoke, Camila Santos, Kamille Lima e Luana Kamori

O Invest foi criado pelo grupo formado por Camila Santos, Kamille Lima, Leticia Lesnoke, Luana Kaori e Vinicius Norgang. "Nosso objetivo foi criar um aplicativo que ajude estudantes de baixa renda a se prepararem para o vestibular", explica Camila. "Além de ser uma ferramenta gratuita com videoaula, dicas de podcasts e exercícios, possibilita aos usuários acesso a uma lista de eventos culturais, uma forma descontraída de obter conhecimento."

Já o Comparate auxilia as famílias a driblarem a alta dos preços e a inflação. "As pessoas gastam muito tempo procurando ofertas em supermercados, o que fizemos foi facilitar essa busca, oferecemos uma economia de dinheiro e de tempo", explica Ana Beatriz Martins Batista. O aplicativo foi desenvolvido por ela em parceria com os estudantes Débora Regina dos Santos Silva, Gabriela Souza Correia, Guilherme Lima de Paula e Isabela Souza Correia.

Os grupos apresentaram os protótipos dos aplicativos e têm como objetivo lançar comercialmente essas ferramentas. "Acreditamos que podemos ajudar muita gente", diz Ana Beatriz.

As meninas contam que vencer a competição foi uma surpresa. "Ainda estamos sob o impacto da premiação", diz Camila. "O prêmio é um reconhecimento do nosso esforço, muito mais que o celular, ter a oportunidade de participar do processo de aceleração e visitar o Google foi algo muito especial", conclui Ana Beatriz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.