Educação Estudantes fazem vaquinha para participar de evento na Harvard

Estudantes fazem vaquinha para participar de evento na Harvard

Jovens foram aceitos para participar da conferência de simulações da ONU nos EUA; embarque está previsto para janeiro de 2022

  • Educação | Alex Gonçalves, do R7*

Letícia Rebelo de Oliveira, de Natal (RN), e Manuella Barbosa Braga, da Paraíba

Letícia Rebelo de Oliveira, de Natal (RN), e Manuella Barbosa Braga, da Paraíba

Divulgação/Arquivo pessoal

Os estudantes Elvis Wanderson Fernandes Arruda Junior, 17 anos, Manuella Barbosa Braga, 19, Letícia Rebelo de Oliveira, 18, Letícia Soares Bernardes, 17, e Emanuelle de Moraes Mastrogiacomo, 16, foram aceitos para participar da HMUN (Simulações da ONU na Universidade Harvard), nos Estados Unidos.

Para poderem fazer a viagem, os jovens estão arrecadando fundos por meio de uma vaquinha virtual na internet. A HMUN é uma simulação do Comitê da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivo ensinar aos estudante diplomacia, relações internacionais e organizações transnacionais na prática e com discussões em equipes.

Além de participarem das assembleias, o estudantes buscam compartilhar a experiência com outros jovens brasileiros. A paraibana Manuella Barbosa é veterana tanto nas simulações nacionais como nas internacionais. Para ela, o evento da ONU no Brasil ainda é pouco conhecido e elitista. "As inscrições para as simulações são pagas e de alto custo para muitos alunos", explica. "Por isso decidimos criar o MUN CGS, com o objetivo de oferecer simulações online e democratizar o acesso aos jovens estudantes", conta. 

Letícia Soares e Emanuelle Mastrogiacomo são de SP e Elvis Arruda mora em Ivinhema (MS)

Letícia Soares e Emanuelle Mastrogiacomo são de SP e Elvis Arruda mora em Ivinhema (MS)

Divulgação/Arquivo pessoal

De Natal (RN), Letícia Rebelo complementa: "Já impactamos mais de 250 jovens com o nosso projeto. É aqui que podemos desenvolver as habilidades de fala, escrita e pensamento crítico, por meio dos temas emblemáticos". Segundo Letícia Soares, de Marília (SP), propor uma solução em uma problemática de escala mundial é desafiador e ao mesmo tempo motivador: "Imagine fazer o papel de um diplomata da ONU?!".

Natural da Paraíba, o estudante Elvis mora em Ivinhema (MS). O modelo de ensino das simulações faz com que o aluno possa conhecer mais a geografia do país e a geopolítica do mundo. "Participar de simulações agrega conhecimento e também facilita os estudos da escola", finaliza.

O embarque dos estudantes está previsto para janeiro do próximo ano. Para quem contribuir haverá opções de prêmios como consultorias, guias de regras sobre as HMUNs, entre outros brindes. A HMUN será realizada em Boston, nos Estados Unidos, entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2022.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas