'Formação educacional de surdos' é o tema da redação do Enem 2017
Texto deve ter até 30 linhas e não pode fugir ao tema apresentado
Educação|Raphael Hakime, do R7
O tema da redação do Enem 2017 é os "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) neste domingo (5).
O instituto informou ainda que a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e se basear a partir da situação-problema e em subsídios oferecidos pelos textos motivadores.
Pela primeira vez, a redação é aplicada no primeiro dia.
Hoje, os candidatos respondem a 90 questões de múltipla escolha de linguagem e ciências humanas, e também escrevem a redação — que neste ano não irá zerar os textos que desrespeitarem conceitos dos direitos humanos.
Polêmica da redação
No último sábado (4), a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que as redações do Enem que eventualmente ferirem os direitos humanos não poderão ser anuladas. Ou seja, não poderão receber nota zero. A proibição de nota zero ratifica uma decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região.
Após a decisão do Supremo, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep informaram que acatariam a posição monocrática de Cármen Lúcia, ou seja, sem recorrer ao plenário do STF. Isso garantiu aos participantes fazer a prova com segurança jurídica e a tranquilidade.
Porém, continuam em vigor os critérios de correção das cinco competências, conforme estabelecido na Cartilha de Participante - Redação no Enem 2017. O Respeito aos Direitos Humanos será considerado na correção como previsto na competência 5: “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”
O texto da redação deve ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista, de acordo com o Inep. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos, ressalta o instituto.
O exame continua no próximo domingo (12) com as provas de ciência da natureza e matemática. Também serão 90 questões de múltipla escolha.