Educação Google lança simulador gratuito de entrevista de emprego

Google lança simulador gratuito de entrevista de emprego

Interviews Warmup simula entrevista de emprego real e sinaliza pontos de melhoria para candidatos

Plataforma gratuita Interviews Warmup do Google  simula entrevistas e dá feedbacks

Plataforma gratuita Interviews Warmup do Google simula entrevistas e dá feedbacks

divulgação | Adobe Stock

Uma das maiores plataformas de tecnologia do mundo, o Google lançou o Interviews Warmup, plataforma gratuita e on-line que simula uma entrevista de emprego com as perguntas mais feitas durante o processo seletivo e com feedback sobre o que precisa ser melhorado na apresentação pessoal.

A iniciativa surge em um momento em que a economia tenta se recuperar dos prejuízos da pandemia, quando o desemprego ainda é uma situação que assola o país.

Em 2021, 30% dos desempregados estavam à procura de trabalho por mais de 24 meses. Nesse cenário, as ocupações de nível de qualificação respondem por 74% do emprego no setor industrial, observando-se a tendência de crescimento das ocupações de nível técnico e superior.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em março deste ano, mostram que com 11,2% de taxa de desocupação, o país tem 12 milhões de pessoas desempregadas.

De acordo com o levantamento, o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado subiu 1,1% frente ao trimestre anterior. Já a taxa de trabalhadores por conta própria caiu 1,9%, com 25, 4 milhões de pessoas.

Embora surjam vagas de trabalho, muitos profissionais deixam de ser admitidos por mau desempenho no processo seletivo. Por isso, se preparar antecipadamente é fundamental para conhecer seus pontos fortes e fracos e corrigi-los a tempo.

Simulador de entrevista

Com o Interviews Warmup, o usuário vivencia situações específicas voltadas para uma entrevista de emprego real, respondendo perguntas mais frequentes em fases de recrutamentos. Ao longo do processo, o participante tem acesso a perguntas sobre diferentes temas como conhecimentos técnicos, trajetória profissional, ou sobre a rotina do candidato.

As respostas podem ser dadas por meio da escrita ou da voz. A ferramenta não salva o áudio nem as transcrições durante a sessão de entrevista de emprego, porém, permite que o candidato faça uma cópia ou baixe as respostas após finalizar a sessão.

Ao finalizar a dinâmica, o usuário recebe o feedback sobre o que precisa melhorar na sua apresentação pessoal. sinaliza questões que a pessoa precisa melhorar. Durante o processo é possível gravar e transcrever as respostas em tempo real, para descobrir as melhores formas de planejar e melhorar sua apresentação pessoal.

No entanto, o Interviews Warmup por enquanto só está disponível no idioma inglês, já que foi desenvolvido primeiramente para alcançar os profissionais dos EUA, região que vive uma onda de demissões voluntárias.

Últimas