Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo exonera presidente do Inep, órgão que elabora o Enem

Alexandre Lopes havia assumido a autarquia em maio de 2019. Demissão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26)

Educação|Do R7. com informações do Estadão Conteúdo

Lopes teve sua exoneração publicada no Diário Oficial desta sexta (26)
Lopes teve sua exoneração publicada no Diário Oficial desta sexta (26) Lopes teve sua exoneração publicada no Diário Oficial desta sexta (26)

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (26). A demissão do executivo, o quarto chefe do órgão na gestão de Jair Bolsonaro, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União). 

O Inep é órgão que subsidia o Ministério da Educação na formulação de políticas educacionais. É ele quem coordena e executa o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Leia também

A demissão é assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto. Não há informações sobre o substituto.

Alexandre Lopes assumiu o posto do órgão em maio de 2019, no lugar do ex-delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi, que havia sido exonerado. 

Publicidade

Dança das cadeiras

Bacharel em Direito e engenheiro químico, Lopes assumiu o comando do Inep em maio de 2019, no lugar do delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi, que pediu para deixar o cargo.

Antes, o Inep estava sob a liderança do engenheiro e consultor organizacional Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues, que entrou logo no início do governo Bolsonaro, em janeiro, em substituição a Maria Inês Fini, à frente da autarquia na gestão de Michel Temer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.