Inscrições abertas para curso gratuito em ciências e tecnologia
Interessados devem demonstrar interesse pelo site do CNPEM até 15 de dezembro para participar do processo seletivo
Educação|Karla Dunder, do R7
Estão abertas as inscrições para candidatos à primeira turma do curso de bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum - Escola de Ciência. O curso de graduação interdisciplinar é gratuito e é uma iniciativa é do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), organização social vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). A escola funcionará com recursos do MEC (Ministério da Educação).
As inscrições devem ser feitas pelo site da instituição até o dia 15 de dezembro. Uma banca vai considerar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no processo seletivo. Na última etapa, o aluno passará por entrevista com a comissão de avaliação do curso. Serão oferecidas 40 vagas, com início das aulas previsto para 15 de fevereiro de 2022.
Leia também
O curso, com três anos de duração em período integral, é gratuito e pelo menos metade das vagas serão destinadas a estudantes vindos da escola pública. Os alunos aprovados terão moradia, alimentação e transporte custeados pela escola, além de um computador pessoal para uso durante os três anos de formação.
"Os estudantes ficarão em período integral e o curso é interdisciplinar com aulas de matemática, física, química e biologia", explica o diretor da Ilum, o professor Adalberto Fazzio. "Os alunos terão acesso a todos os laboratórios do CNPEM e o objetivo é eles aprendam a colocar a mão na massa e saiam aptos a trabalhar com pesquisa."
Em um período em que o ministério da Economia cortou R$ 600 milhões que iriam para o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para o pagamento de bolsas e pesquisa, a Ilum abre suas portas. "Vivemos um momento de cortes e isso nos preocupa, mas não há como negar que um país não se desenvolve sem pesquisa e sem tecnologia, sem investir em inovação, a indústria ficará patinando", avalia Fazzio.
Formação interdisciplinar
A proposta da Ilum é formar profissionais com uma base sólida em ciências e tecnologia, aptos a atuarem em diversos segmentos, capacitando os futuros cientistas a seguir carreira na pesquisa, na docência, em laboratórios de empresas privadas e órgãos públicos, como especialistas em inteligência artificial, aprendizado da máquina e análise de dados.
O curso será baseado no ensino ativo, em que o aluno é o protagonista do aprendizado, com o apoio e orientação dos professores. Por esse método, os estudantes já chegam para a aula sabendo o conteúdo que será apresentado, o professor faz uma breve exposição teórica e propõe questões, interações ou trabalhos em grupo sobre o tema, incentivando a autonomia e oferecendo todo o suporte para a construção do conhecimento.
A grade curricular envolve três grandes áreas do conhecimento científico: ciências da vida (biologia celular, biologia molecular, bioquímica, ecologia, genética e botânica), ciências da matéria (mecânica clássica, termodinâmica, teoria do eletromagnetismo, mecânica quântica, sistemas orgânicos e nanotecnologia) e linguagens matemáticas (álgebra linear, probabilidade estatística, ciência de dados, análise e modelagem). Os estudantes também terão aulas de disciplinas de humanidades e empreendedorismo (cultura clássica, ciência moderna, ética, inovação, gestão de projetos, cultura digital e cultura e sociedade).
Serviço:
Ilum Escola de Ciência
Inscrições até 15/12/2021, gratuitamente, pela internet, no endereço https://pages.cnpem.br/ilum/
Entrevistas: 18 a 26 de janeiro de 2022
Início das aulas: 15 de fevereiro de 2022