Educação Instituições oferecem cursos gratuitos para jovens e adultos

Instituições oferecem cursos gratuitos para jovens e adultos

Ações são voltadas para capacitação e preparatório para o Enem; aulas são disponibilizadas no formato online e presencial

  • Educação | Do R7

Participantes interessados podem realizar inscrição pela internet

Participantes interessados podem realizar inscrição pela internet

Divulgação/ Freepik

O programa Tech.Já de capacitação profissional é uma iniciativa da Junior Achievement Brasil, que oferece 480 bolsas de estudos a alunos da rede pública de ensino de todo o país em curso online e gratuito de TI certificado pela Google. Do número  total de vagas disponibilizados 40 são para moradores do estado do Rio de Janeiro.

As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto, na internet e as aulas iniciarão no fim do mesmo mês. O curso terá duração de quatro meses, é voltado a jovens entre 18 e 29 anos que concluíram o ensino médio na rede pública de educação, com renda de até dois salários mínimos por pessoa da família.

A organização avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos alunos sem o equipamento, dependendo da disponibilidade em cada localidade em que o curso é oferecido.

Além da capacitação técnica, o curso abrange tópicos como autoconhecimento, ética, apoio para a elaboração de currículos e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego. Ao final, os jovens recebem um certificado profissional de suporte de TI.

Pré-requisitos

Os candidatos não necessitam de nenhum conhecimento técnico na área ou experiência anterior, mas não podem estar trabalhando (em emprego formal – CLT, PJ, MEI e Jovem Aprendiz) e estudando (em cursos do ensino superior ou tecnólogos).

Além disso, os candidatos, que precisam morar no Rio de Janeiro, passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa de seleção, deverão frequentar a semana experimental do curso.

As aulas vão ocorrer segunda a sexta, das 18h30 às 22h30. Para conseguir uma das 40 vagas, os jovens passam por um processo seletivo em três fases: verificação do perfil, análise de documentação e três aulas experimentais.

Serviço:

TECH.JÁ - Capacitação profissional na área de Tecnologia da Informação.
Data de inscrição: até 5 de Agosto de 2022.
Quantidade de Vagas: 480 (40 no Estado do Rio de Janeiro).

Cursos profissionalizantes

Instituto Eurofarma prorrogou as inscrições para cursos gratuitos profissionalizantes e preparatório para Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). São mais de 550 vagas em cursos gratuitos online e presenciais.

A inscrição pode ser feita na internet.  São diversas faixas etárias, especialmente para alunos e ex-alunos da rede pública de ensino e renda familiar de até três salários mínimos. As aulas acontecem em São Paulo e Itapevi e, também, online.

Confira abaixo os cursos disponíveis:

- Técnicas administrativas - presencial  em São Paulo.
- Informática básica para o mundo do trabalho - presencial em São Paulo e Itapevi.
- Programação Front End - presencial apenas em Itapevi.
- Cursos para jovens entre 14 e 18 anos, com inscrição até o dia 24 de julho.

Já o curso de auxiliar eletricista + NR10  é indicado para idades entre 18 e 50, com aulas presenciais em São Paulo. As inscrições valem até o dia 21 de agosto. Quem tiver interesse no Preparatório para vestibulares, pode se inscrever até o dia 14 de agosto. As aulas ocorrem de forma online e também presencial para jovens e adultos entre 14 e 29 anos.

Últimas