Educação Jogo gratuito ensina geografia a estudantes de todo o Brasil 

Jogo gratuito ensina geografia a estudantes de todo o Brasil 

Sistema de ensino brasileiro planeja melhorar as atividades nas salas de aula e foca o aprendizado recreativo

  • Educação | Do R7

Crianças aprendem mais quando têm acesso a conteúdos lúdicos

Crianças aprendem mais quando têm acesso a conteúdos lúdicos

Freepik

Brincar também é aprender, ainda mais quando há a possibilidade de conhecer outros lugares do mundo como as famosas Pirâmides do Egito ou a torre de Pisa, na Itália, mesmo dentro da sala de aula. O jogo gratuito Passaporte para o Mundo faz parte de uma estratégia de gamificação do aprendizado infantojuvenil para crianças e adolescentes aprenderem geografia de uma forma divertida.

O jogo funciona com a interatividade do participante como um quebra-cabeça. O primeiro desafio é o mapa do Brasil, onde é preciso encaixar cada estado no lugar correspondente do país.

Quando a tarefa é completada, a criança ganha duas “passagens virtuais” para destinos turísticos em diversas regiões do país. Clicando em cada uma delas, é possível visitar, virtualmente, esses destinos e conhecer um pouco sobre o lugar.

Depois do mapa do Brasil, é preciso montar, ainda, o mapa da América do Sul e o mapa-múndi, encaixando cada um dos continentes no espaço adequado.

O jogo Passaporte para o Mundo faz parte da instituição Ensino Aprende Brasil, que investe no conjunto de soluções de estratégias aplicadas à educação, visando à rede pública municipal de todo o território nacional.

Últimas