Jogo na sala de aula: entenda como funciona a gamificação na educação
Metodologia de ensino pode ser uma grande aliada para facilitar o aprendizado
Educação|Do R7 Conteúdo e Marca
Inovações e soluções criadas para aumentar o engajamento dos alunos durante o período de aprendizado e auxiliar na construção do conhecimento são sempre bem-vindas no universo educacional. Esse é caso da chamada gamificação analógica, metodologia que prevê a utilização de jogos de cartas, tabuleiros, recursos visuais e dinâmicas em grupo nas aulas, conforme o objetivo pedagógico.
A professora Rosangela Martins, coordenadora da pós-graduação em Jogos e Gamificação na Educação, do Centro Universitário Senac, explica que o educador precisa identificar o perfil e as necessidades dos estudantes para que tenha sucesso na aplicação dessa metodologia. “O professor deve deixar claro para os alunos que a gamificação não é uma brincadeira, mas sim uma dinâmica que irá auxiliar na construção do conhecimento”, esclarece a professora.
Se você se interessou sobre o tema, o Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para a pós-graduação em Jogos e Gamificação na Educação. Para mais informações e inscrições, acesse o site da instituição aqui. No endereço você também vai encontrar informações sobre descontos e benefícios.
Ainda de acordo com a coordenadora do curso, para incluir a gamificação na educação, de forma analógica ou através de ferramentas em plataformas virtuais, é importante ter em mente alguns aspectos importantes, entre eles: a definição do público-alvo; entender as necessidades do grupo; e estabelecimento da estratégia e recursos que serão utilizados, sendo eles analógicos ou digitais.