Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

MEC e Capes lançam editais do programa Ciência é 10

Proposta é oferecer uma especialização aos professores da disciplina de ciências que lecionam no segundo ciclo do ensino fundamental

Educação|Do R7 com Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Anderson Correia, lançaram na manhã desta sexta-feira (27) os editais do Programa Ciência é 10 (C10). A proposta é oferecer uma especialização aos professores da disciplina de ciências que lecionam no segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

O início das aulas está previsto para fevereiro de 2020. As inscrições devem ser feitas nos sites das instituições participantes. Ao todo, serão abertas 3.920 vagas para todo o país. A expectativa é que mais de 400 mil alunos sejam beneficiados pela iniciativa.

O curso de especialização será dividido em três módulos, com carga total de 480 horas, ou seja, 18 meses. O programa tem quatro eixos temáticos: vida, ambiente, universo e tecnologia. Além das aulas à distância, os professores se reúnem uma vez por mês, nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 125 municípios, para atividades presenciais de ensino e aprendizagem.

Para participar, os professores precisam atuar em sala de aula, lecionando ciências da natureza - química, física e biologia e áreas afins. O professor não precisa necessariamente ser formado nessas áreas. A seleção será feita por meio de prova e análise de currículo.


O custo para a implantação do projeto piloto é de R$ 3, 5 milhões. "Nesta fase, trabalharemos com 4 mil professores atuantes em sala de aula. Estão envolvidas 19 instituições de ensino superior e 120 municípios", explica Correira. A duração do programa é de três semestres.

O Ciência é 10 "mostra a utilidade de toda a teoria que a gente aprende na vida", disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. "A gente está ensinando, o que é bem diferente de educar. Criança mal educada é aquela que o pai não educou direito. O programa tem a capacidade de mostrar como a ciência liberta, não fica só na teoria."


A proposta é trabalhar a formação de professores para que eles trabalhem questões em sala de aula e também nos laboratórios. " Torna o ensino muito mais atrativo, desenvolve a competetência investigativos dos alunos", avalia o professor da Universidade Federal de São Carlos, Nelson Studart, e um dos mentores do Ciência é 10. "Projeto integrado de ciências, antecipa as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e professor será formado nas três áreas das ciências exatas,"

Ciência é 10


O Ciência é 10 é uma iniciativa da CAPES que integra o programa Ciência na Escola, do MEC, MCTIC e CNPq. É um curso de especialização para professores graduados que estão atuando no sistema público de ensino e dando aulas de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano. E é realizado na modalidade ensino a distância (EAD).

O Ciência é 10 é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal, a fim de facilitar o acesso dos professores do Ensino Básico de todo o País a uma formação continuada e de qualidade.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.