MEC lança plataforma que oferece dados das universidades federais
Ferramenta oferece mais transparência ao trazer indicadores acadêmicos, orçamentários e de gestão de pessoas das instituições
Educação|Do R7
O MEC (Ministério da Educação) lançou na tarde desta quarta-feira (1º) a plataforma 'Universidade 360° ─ Observatório da Educação Superior', que fornece transparência de dados por meio de informações integradas das Ifes (Instituições Federais de Educação Superior), disponibilizando indicadores acadêmicos, orçamentários e de gestão de pessoas das universidades federais. Para acessar, os interessados devem acessar o site.
"Ideia é dar uma visão geral das universidades e também ter uma transparência maior da gestão", explica o secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas. "A plataforma também é ligada ao E-MEC, o que permite ao estudante acompanhar as notas e avaliações do curso da graduação e pós-graduação de cada instituição."
Leia também
A plataforma oferece informações sobre a oferta de ensino de graduação e pós-graduação, número de vagas, quantitativo de matrículas, indicadores de desenvolvimento acadêmico das universidades federais, da qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, por meio de filtros dinâmicos e integrados.
"Contribui para a eficiência de coleta de dados para pesquisa e até a sociedade poder acompanhar a administração e escolhas dos gestores das instituições", avalia Milton Ribeiro. "Também reforça a capacidade dos órgãos de controle."
A ferramenta também apresenta informações a partir do Censo da Educação Superior, da Plataforma Sucupira e Coleta Capes; dados orçamentários oriundos do Tesouro Gerencial, do Siop (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento), do Portal de Orçamento Siga Brasil; e, de gestão de pessoas a partir do PEP (Painel Estatístico de Pessoal) e do Portal da Transparência.
Em relação à área orçamentária, a plataforma apresenta os dados atualizados sobre o orçamento das instituições de ensino superior, incluindo recursos disponíveis, uma linha do tempo dos gastos realizados, dos recursos da LOA (Lei Orçamentária Anual) e dos recursos empenhados e utilizados pela rede federal.
De acordo com o MEC, com a abordagem em Big Data Analytics, a plataforma evita o retrabalho e o desperdício de esforço para coleta, armazenamento, proteção e acesso a dados, reduz o risco e o conflito de informações, aumenta a produtividade e a vantagem competitiva das equipes de gestão das instituições federais.
O Universidade 360° ─ Observatório da Educação Superior surgiu em 2020 com o apoio de várias universidades e demais colaborações de pesquisadores. É uma solução de Gestão Analítica desenvolvida pela Sesu (Secretaria de Educação Superior) em parceria com a Rede Data Science BR, rede de pesquisa em ciência de dados liderada pela Ufob (Universidade Federal do Oeste da Bahia) em cooperação com pesquisadores da Ufopa, UFV, UFPE e Ufes. A Rede Data Science BR (DSBR) desenvolve soluções em abordagem Big Data para produção de conhecimento analítico sobre transparência e governança da gestão pública.