Ministro da Educação afirma que 'não vai fazer nada' pelo Fies
Abraham Weintraub falou a dirigentes de faculdades privadas. Também afirmou que o setor deve se autorregular e defendeu o programa Future-se
Educação|Do R7
"O que o governo vai fazer por vocês? Nada, o governo não vai fazer nada. Vocês têm de se virar." Esse foi o início do discurso do ministro da Educação, Abraham Weintraub, na manhã desta quinta-feira (26), durante a abertura do Fórum Nacional do Ensino Superior conforme informa o jornal O Estado de S. Paulo.
Leia mais: Maioria das universidade federais rejeita plano do MEC
Ainda, segundo o jornal, a resposta foi dada ao presidente do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), que questionou a política do governo para recuperar o Fies (Financiamento Estudantil).
Leia mais: Enem não terá ideologia, mas conhecimento técnico, diz ministro
Durante o evento, segundo informa o jornal, o ministro afirmou que "o Fies foi um crime do ponto de vista financeiro. Metade dos alunos financiados está inadimplente, é uma bomba que vai ter de ser desatada. Muitos de vocês aqui estão com esse problema nas mãos."
Em seu pronunciamento, que durou cerca de 20 minutos, Weintraub também voltou a atacar as universidades federais, os professores dessas instituições e a nova proposta que está sendo debatida para o Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).
Ele também defendeu o Future-se, programa de financiamento privado para universidades federais. E afirmou que o mercado para a abertura de novos cursos e faculdades privadas deve se autorregular.