Educação Olimpíada de Língua Portuguesa anuncia os vencedores nacionais

Olimpíada de Língua Portuguesa anuncia os vencedores nacionais

Com 112 mil inscritos, foram premiadas produções coletivas dos alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio

  • Educação | Do R7

7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa anunciou 20 vencedores

7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa anunciou 20 vencedores

Divulgação Freepik

Na última sexta-feira (10) foram anunciados os 20 vencedores nacionais da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Foram reconhecidas as produções coletivas realizadas por professores e estudantes de escolas públicas do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

O concurso que integra o programa Escrevendo o Futuro, recebeu mais de 112 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas. O objetivo foi apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, foram realizadas oficinas de produção de texto com os alunos, sob a temática O lugar onde vivo, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Os Relatos de Prática, juntamente com a Linha do Tempo e o Álbum da Turma, apresentaram as experiências coletivas vivenciadas, em todo o ano, durante o trabalho de produção textual de cada gênero indicado pelo concurso:  poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do ensino médio) e artigo de opinião (3ª série do ensino médio).

Comissão julgadora

Os trabalhos finalistas foram analisados por uma comissão julgadora formada por especialistas em língua portuguesa, com experiência em trabalhos dessa natureza e familiaridade com o ensino e a prática de leitura e escrita, além de representantes das instituições parceiras (Cenpec, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) entre outros.

A premiação envolve notebooks para os docentes, tablets para os estudantes, acervos de livros para a biblioteca e placas de homenagens para as escolas.

Últimas