Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC para a prova de domingo
Simuladão terá 90 questões de matemática, biologia, química e física
Educação|Da Agência Brasil
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que farão as provas de ciências da natureza e matemática no próximo domingo (16) podem contar com o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, para revisar os conteúdos.
A ferramenta — lançada pelo Ministério da Educação (MEC) — visa apoiar estudantes na preparação para a prova.
O app do Simuladão do Enem está disponível nas lojas de aplicativos Apple Store e Google Play. Também pode ser acessado na internet.
Como acessar
Os interessados precisam se conectar pela plataforma Gov.Br, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em seguida, devem se cadastrar no aplicativo ou no site.
Após se cadastrar na ferramenta com o login gov.br, o estudante terá acesso a conteúdos nos formatos de vídeo e apostilas.
Leia também
A plataforma também apresenta as seguintes funcionalidades:
- trilhas de estudo segmentadas por complexidade e campo do conhecimento;
- simulados completos com questões de provas do Enem;
- simulados de questões alternativas por campo do conhecimento,
- assistente virtual com inteligência artificial para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados,
- tira-dúvidas do estudante, com base em conteúdos exclusivos das matérias que caem no Enem
As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam registradas em um perfil privado, sendo possível para o usuário do aplicativo, se ele quiser, compartilhar sua evolução nas redes sociais.
Segundo dia de Enem
No domingo (16), os participantes resolverão questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e de matemática e suas tecnologias.
Os portões abrem às 12h e serão fechados às 13h (no horário de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30 e termina às 18h30, portanto, meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo de provas.
Reaplicação
Os participantes que perderam a aplicação das provas do primeiro dia do Enem 2025 devido a problemas logísticos — desastres naturais ou por terem sido acometidos por doenças infectocontagiosas — terão a reaplicação do exame garantida.
Por isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que, se for possível, os candidatos façam o segundo dia de provas, mesmo que tenham perdido a aplicação no último domingo.
As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, no site do Inep, será do dia 17 de novembro até as 12h de 21 de novembro (horário de Brasília).
Efeitos da COP30
Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o primeiro dia de provas do Enem 2025 está agendado para 30 de novembro e o segundo, para 7 de dezembro, em razão da realização da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima), na capital paraense no período da aplicação regular do exame.
Fique por dentro das principais de educação no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
