‘Pior seria se nós não soubéssemos’, diz professor sobre punições em cursos de medicina no Brasil
Mais de 50 programas foram penalizados pelo MEC após resultados insatisfatórios no Enamed
Educação|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O MEC (Ministério da Educação) aplicou sanções em mais de 50 cursos de medicina que apresentaram desempenho insuficiente no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) em 2025. As medidas incluem desde a suspensão de novas vagas até restrições ao fundo de financiamento estudantil.
Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (20), o professor e especialista em legislação educacional e inspeção escolar Erik Anderson explica que a atuação do MEC é essencial para monitorar e garantir a qualidade das instituições educacionais brasileiras.

“É fundamental a existência de um órgão regulador que faça a regulação e faça a supervisão e o acompanhamento das instituições. Pior seria se nós não soubéssemos a que pé está a qualidade da educação pública no Brasil”, diz.
O Enamed estabelece regras para avaliar estudantes dos cursos médicos e determina possíveis punições com base nos resultados obtidos. Entre as penalidades impostas estão o impedimento à expansão do número de vagas e restrições nos vestibulares dessas instituições. Três universidades federais também foram incluídas na lista devido ao seu desempenho abaixo do esperado.
Segundo o professor, no Brasil, as universidades precisam atender a critérios rigorosos para serem reconhecidas, como possuir um corpo docente qualificado com mestres e doutores em regime integral e demonstrar produção acadêmica significativa nas esferas cultural e científica, mas nem sempre isso é atendido.
Leia Mais
“As faculdades, e aí é onde reside a maior parte do problema, porque as faculdades têm uma menor autonomia, elas têm menos prerrogativas acadêmicas que universidades e centros universitários, e elas não têm a obrigação de ter esses quadros mínimos de mestres, de doutores, e muitas vezes isso traz impacto aí para a qualidade do ensino”, explica.
Além disso, há uma preocupação sobre o compromisso dos estudantes com suas escolhas profissionais. Muitos ingressam sem clareza sobre as afinidades pessoais ou profissionais, resultando em frustração ou desistência durante o curso.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!










