Educação Pisa 2022: resultado do Brasil foi positivo, na avaliação da OCDE

Pisa 2022: resultado do Brasil foi positivo, na avaliação da OCDE

Desempenho dos alunos brasileiros permaneceu estável, enquanto nível caiu na maioria dos outros países avaliados

  • Educação | Do R7

O Brasil continua no grupo abaixo da média dos países da organização nas três disciplinas: 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências

O Brasil continua no grupo abaixo da média dos países da organização nas três disciplinas: 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências

Edu Garcia/R7 - 19.11.2023

Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ressaltou nesta terça-feira (5) a estabilidade dos resultados brasileiros no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) de 2022.

“O Brasil foi uma das poucas exceções [em que não houve queda no resultado do Pisa por causa da pandemia]. A estabilidade foi impressionante especialmente considerando o fato de que as escolas foram fechadas durante a pandemia [de Covid-19]”, afirmou Cormann, durante o anúncio do Pisa 2022, em Brasília, que teve também a participação do ministro da Educação, Camilo Santana.

Em comparação ao Pisa de 2018, o desempenho médio nos países da OCDE caiu dez pontos em leitura e quase 15 pontos em matemática. Em ciências, a média ficou estável. 

Em nações como Alemanha, Islândia, Países Baixos, Noruega Polônia, as notas em matemática caíram 25 pontos ou mais entre 2018 e 2022. 

Índice baixo

Apesar do elogio do dirigente da OCDE, o Brasil continua no grupo abaixo da média dos países da organização nas três disciplinas: 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências.

Cada 20 pontos equivalem a um ano escolar. Em ciências, por exemplo, o Brasil está com pelo menos quatro anos de atraso em relação aos membros da OCDE.

No ranking, ficou no 64º lugar entre as notas em matemática, 53º em leitura e 61º em ciências, atrás de outros latino-americanos, como Chile, Uruguai, México e Costa Rica. 

Aplicado a cada três anos pela OCDE, o Pisa avaliou os conhecimentos de estudantes de 15 anos nas disciplinas de leitura, matemática e ciências. No total, 690 mil estudantes de 81 países fizeram os testes em 2022. A edição teve como foco o desempenho em matemática.

Fuvest: conheça as escritoras que compõem as primeiras listas de obras obrigatórias só com mulheres

Últimas