Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professor Noslen: 'é hora de revisar conteúdo e treinar redação para o Enem'

Edutuber, com mais de 4 milhões de seguidores, dá dicas para quem vai fazer o Enem e prestar vestibular no fim do ano

Educação|Karla Dunder, do R7

Professor de português Noslen Borges: 'ainda dá tempo de melhor na redação'
Professor de português Noslen Borges: 'ainda dá tempo de melhor na redação' Professor de português Noslen Borges: 'ainda dá tempo de melhor na redação'

Sucesso nas redes sociais com mais de 4 milhões de seguidores no YouTube, o professor de português Noslen Borges dá dicas para os estudantes que vão encarar a maratona de provas de fim de ano: Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular.

A primeira dica do professor é revisar conteúdo, nada de querer aprender tudo na última hora. "Nesta reta final, vale fazer uma revisão dos conteúdos que o estudante tem mais dificuldade e para tirar as dúvidas e deve estudar, principalmente, fazendo exercícios", orienta Noslen. "Agora é hora de refazer as provas de edições passadas para entender a dinâmica do exame."

"Apesar de faltar três ou quatro meses para o Enem, ainda dá tempo de melhorar e muito na redação", diz. A segunda dica do professor é produzir pelo menos dois textos por semana. "É importante que um professor corrija a redação, que o aluno tenha um retorno dos pontos que precisa melhorar e, se possível, que reescreva o texto."

Um ponto que merece destaque: no Enem, a redação tem nota mil e pode ser o diferencial para conquistar uma vaga em uma universidade.

Publicidade

O mesmo vale para aqueles que vão prestar vestibular. "Cada prova tem uma característica própria, é preciso entender os critérios e modelo de redação pedido e treinar."

Em língua portuguesa, além da interpretação de texto, presente em praticamente todas as questões da prova, os seguintes conteúdos são recorrentes no Enem:

Publicidade

- Figura de Linguagem

- Funções da Linguagem

Publicidade

- Variação linguística

- Interpretação de texto verbal e não verbal (análise de gráficos, charges, peças publicitárias, etc).

Nesta terceira dica, o professor também destaca que vale revisar, em literatura, o movimento modernista e os autores mais contemporâneos.

Por fim, a quarta dica que talvez seja a mais difícil e mais importante: controlar a ansiedade. "Neste semestre, a ansiedade começa a pegar mais forte sendo preciso mesclar o tempo de estudo com atividades que relaxem como leitura, momentos em família ou mesmo atividade física."

"Acima de todas as coisas, o estudante deve confiar no processo de estudo que desenvolveu ao longo do ano", conclui.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.