Educação Programas oferecem bolsas de estudos para brasileiros no Canadá e no Reino Unido

Programas oferecem bolsas de estudos para brasileiros no Canadá e no Reino Unido

Participante tem a chance de fazer intercâmbio com tudo pago, além de desenvolver habilidades com um novo idioma

  • Educação | Do R7

Resumindo a Notícia

  • Université de Montréal disponibiliza, além de bolsas, isenção de taxas de admissão para brasileiros
  • Insituição canadense estará presente no Salão do Estudante nos dias 15 e 16 de outubro
  • Programa de bolsas para o Reino Unido tem inscrição até o dia 1º de novembro pela internet
  • Bolsas do Chevening Scholarships cobrem até passagens de ida e volta para o país europeu
Organizações disponibilizam bolsas de estudos internacionais

Organizações disponibilizam bolsas de estudos internacionais

Jeshoots/ Unsplash

Realizar um intercâmbio estudantil é o sonho de muitas pessoas, principalmente dos brasileiros. Para ficar mais próximo dessa realização, conheça duas iniciativas que oferecem programas de estudo no Canadá e no Reino Unido.

A Université de Montréal disponibiliza, além de bolsas, isenção de taxas de admissão para brasileiros estudarem cursos de graduação e até doutorado no Canadá. Segundo os organizadores, os estudantes podem obter até 50% de desconto nas mensalidades e isenção integral da cobrança de taxas para o período de admissão (inverno de 2023 e outono de 2033).

Para esclarecerem as etapas e processos de admissão, conselheiros e especialistas da universidade canadense vão estar no Salão do Estudante, na capital paulista, nos dias 15 e 16 de outubro. Já no dia 17, haverá uma palestra presencial na rede de idiomas Aliança Francesa a partir das 18h. O evento é gratuito, e as inscrições já estão abertas.

A instituição canadense oferece um programa intensivo de aprendizado da língua francesa aos estudantes, antes de iniciarem o curso na universidade. O programa consiste em quatro meses de aulas de francês, possibilitando aos alunos que já cheguem ao país conhecendo o idioma local e possam se comunicar e acompanhar as atividades acadêmicas.

Para quem quer estudar no Reino Unido, o Chevening Scholarships está com inscrições abertas até 1º de novembro na internet. A iniciativa concede bolsas para programas de mestrado com um ano de duração em diversas universidades no país europeu.

As bolsas cobrem as passagens de ida e volta para o Reino Unido, a anuidade do curso escolhido, as taxas administrativas da universidade e ainda incluem uma quantia mensal em dinheiro para as despesas pessoais do estudante. 

O processo seletivo tem duas fases. Na primeira, o candidato faz a inscrição por meio do site do programa, preenchendo um formulário online com os cursos que gostaria de fazer. Em seguida, envia a documentação exigida, que inclui diplomas, histórico acadêmico, carta de aceite das universidades e cartas de recomendação.

Na segunda etapa, os candidatos são convidados para uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica ou em cidades que tenham consulado britânico. Outros requisitos esperados dos participantes são: ter experiência profissional de, pelo menos, dois anos (aqui também se aplicam trabalho voluntário e estágio remunerado ou não remunerado); desejar retornar ao país de origem após concluir os estudos para aplicar os conhecimentos adquiridos no Reino Unido; possuir um histórico profissional de excelência e conquistas, além de apresentar capacidade para se tornar um grande líder em sua área; demonstrar que possui as qualidades pessoais necessárias para se beneficiar da bolsa de estudos; desejar se conectar a outros bolsistas do programa enquanto estiver estudando e também depois que retornar ao país de origem; e ter uma ideia clara de como o curso poderá beneficiar seu país.

Serviços:

Salão do Estudante 2022 (São Paulo).
Data: 15 e 16 de outubro, das 14h às 18h30.
Local: Centro de Eventos São Luis — R. Luís Coelho, 323, Consolação.
Link para inscrição: https://salaodoestudante.com.br/city/sao-paulo/.

Palestra na Aliança Francesa (Unidade Faria Lima 2421).
Data: 17 de outubro, às 18h — evento gratuito.
Local: avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.421, Pinheiros, São Paulo (SP), CEP: 01452-000.

Portal de Admissão de Estudantes Estrangeiros da UdeM.
Link: https://admission.umontreal.ca/bolsas-de-estudo-para-estudantes-internacionais/.

Chevening Scholarships.
Término das inscrições: 1º de novembro pela internet.

Últimas