Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Proibidão do Enem: saiba o que pode eliminar os participantes da prova

Eletrônicos e celulares estão vetados. Estudantes devem ficar atentos às regras na hora do Exame para não perder um ano de estudo à toa

Educação|Karla Dunder, do R7

  • Google News
Momento da abertura dos portões para a realização das provas do Enem
Momento da abertura dos portões para a realização das provas do Enem

Falta pouco para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A menos de 90 dias para o exame, muitos estudantes precisam ficar atentos às regras para não dar bobeira e perder um ano de estudo.

O primeiro passo é ler o edital divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que destaca todas as regras, procedimentos e o que o estudante pode ou não levar na realização do Exame. Só o item item 16 descreve 23 atitudes que eliminam o candidato. A primeira delas é fazer declarações falsas ou não precisas em qualquer documento ou no sistema de inscrição.


Leia mais: Dicas para aliviar e driblar o stress antes do vestibular

O que é proibido?


No dia da prova, nada de conversa fora de hora. Só é permitido ao participante se comunicar com o fiscal ou aplicador da prova. Qualquer tipo de comunicação com outra pessoa após às 13h (horário de Brasília), após os fechamentos dos portões, pode ser considerada perturbação no local de aplicação da prova.

Livros, apostilas ou qualquer impresso é vetado durante a prova. Sair da sala para ir ao banheiro, somente com autorização e com acompanhamento de um fiscal. Deixar a sala antes de decorridas duas horas do início do exame também elimina o participante.


Anotação nas folhas de provas, entregues pela equipe de aplicação do exame, só pode ser iniciada depois da autorização do aplicador.

Leia mais: Cai o número de estudantes que farão as provas do Enem


É proibido, ainda, deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. O Caderno de Questões só poderá ser levado pelo candidato que sair em definitivo da sala nos 30 minutos que antecedem o término das provas.

Leia mais: Enem em papel vai acabar em 2026, diz presidente do Inep

Eletrônicos

Ninguém pode se recusar a ser submetido à revista eletrônica, à coleta de dado biométrico e a ter seus objetos revistados eletronicamente. Somente a caneta esferográfica preta de tubo transparente é permitida na sala de prova.

Leia mais: Confira as dicas para fazer uma boa redação e tirar o Enem de letra

Atenção: se o participante for flagrado com lápis, caneta de material não transparente, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, ele será eliminado.

Celular

O aparelho de telefone celular pode ser levado, mas deve estar desligado e ser guardado dentro do envelope porta-objetos, lacrado e identificado até que o participante saia definitivamente do local de provas. Se o aparelho emitir qualquer som, o que inclui toque ou alarme, mesmo que dentro do porta-objeto, o participante será eliminado. Portanto, se certifique que desligou o seu aparelho celular.

Leia mais: Enem, Sisu ou vestibular? Entenda a diferença e saiba quando usar

Dias do exame 

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. O Inep recomenda a todos que irão fazer o exame que cheguem aos locais de prova até às 12h (horário de Brasília). Os portões fecharão às 13h e o exame começa às 13h30.

No dia 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. No dia 10, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e os presentes terão 5 horas para realizar o exame.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.