Saiba como perder a timidez na hora de apresentar um trabalho em sala de aula
Especialistas dão dicas e explicam como pessoas mais introvertidas podem se expressar e apresentar o conteúdo de maneira clara
Educação|Marcela Virgulino*, do R7
A estudante de publicidade e propaganda Thayssane Rocha, de 23 anos, vive no Rio de Janeiro, e se considera uma pessoa tímida. Ela sofre quando precisa apresentar um trabalho em sala de aula para toda a turma. Para superar a timidez e o nervosismo e não esquecer o conteúdo, ela desenvolveu algumas técnicas.
"Por mais que eu domine o assunto, sempre me sinto insegura na hora de apresentar seminários", conta. "Quando fico diante dos colegas de sala, com todos os olhares voltados para mim, a voz e as mãos ficam trêmulas, suo frio e, ao mesmo tempo, sinto um calor sem explicação e aquele frio na barriga e fico na luta comigo mesma, tentando me convencer de que não é nada de mais e que quanto antes começar mais rápido vai acabar."
Thayssane chegou a ter uma crise de ansiedade antes de uma apresentação e para controlar o nervosismo, ela começou a desenvolver algumas técnicas, como montar um roteiro prévio, por exemplo. "Acredito que cada um pode descobrir e desenvolver a técnica ideal para si. Entendi que a decoreba não me ajuda, então, quando vou fazer qualquer apresentação, tento montá-la apenas com os conhecimentos que adquiri, sem consultas", explica. "Penso um roteiro que seja lógico para mim, em que um tema se conecte a outro, e uso uma estrutura de tópicos com palavras-chave ou imagens, sempre com o menor número de palavras possível."
O que é timidez?
O primeiro passo é entender que, independentemente do assunto, as apresentações geram desconforto para a maioria das pessoas, não apenas para as tímidas. No entanto, como explica a psicopedagoga Patricia Marques, a timidez "é uma característica de pessoas que geralmente enfrentam muitos medos como o de se expor, de errar, de não ser aceito, de não agradar, de ser questionado em sala de aula, entre outras situações."
Para a psicóloga Juliane Verdi Haddad, a timidez é uma emoção que afeta o comportamento e a personalidade. "A timidez é um temperamento que não é bom nem ruim, e a ansiedade propicia que esse grupo de pessoas tenha mais dificuldade na hora de apresentar um trabalho."
Juliane explica que há técnicas que podem auxiliar as pessoas mais tímidas: "em casos mais graves de timidez a recomendação é a terapia cognitiva comportamental que identifica padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que geram esse temperamento, e que pode ser aplicada a crianças e adultos".
Mas o que fazer para um seminário ou uma apresentação importante? Segundo a psicopedagoga Patricia Marques, é importante que as pessoas tímidas pratiquem todos os dias. "Não adianta pensar 'tomara que o professor não me pergunte nada' ou 'espero que ninguém me pergunte nada'. Esse tipo de pensamento não ajuda em nada quando essas pessoas precisam apresentar um seminário, o ideal é se expor gradualmente."
E se eu tiver um branco?! "Mesmo quando um aluno se sente preparado para apresentar um seminário, pode ocorrer o famoso 'branco' — aquela falha na memória que aparece quando se está sob pressão — que pode acontecer com qualquer pessoa. Em uma situação assim, basta respirar fundo e dar uma olhadinha no roteiro de planejamento para a apresentação e tudo ficará bem."
Dicas:
- Ter domínio sobre o conteúdo que vai ser apresentado;
- Elaborar um roteiro sobre o tema;
- Treinar em frente ao espelho ou com algum amigo;
- Expor-se gradualmente em situações do cotidiano;
- No PowerPoint utilizar frases ou palavras-chave que auxiliem na apresentação;
- Gravar um vídeo e em seguida ver os pontos que precisam ser ajustados;
- Quando estiver apresentando olhar diretamente para a plateia;
*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder