Saiba como se preparar para encarar os concursos públicos
Rotina exige equilíbrio; para especialista, 'concurseiros' devem incluir matérias de direito e administração nos estudos
Educação|Alex Gonçalves, do R7*
Uma prova para um concurso público, assim como o vestibular, exige concentração, dedicação e preparo. O R7 dá algumas dicas para quem quer tirar as provas de letra e conquistar um emprego.
Para Jefferson Rodrigues, diretor de Educação do Qconcursos, muitos brasileiros não têm a opção de sair do trabalho para se dedicar em tempo integral aos concursos. "Por isso, é preciso ter equilíbrio e saber administrar o tempo”, avalia.
Leia também
Segundo Rodrigues, ainda existe a falsa ideia de que para passar em um concurso é necessário renunciar à vida social e outras atividades para estudar incansavelmente. "Estudar é importante sim, mas tamanha cobrança pode ser prejudicial ao concurseiro", explica.
Veja algumas dicas para chegar ao equilíbrio e ter sucesso nas provas:
1) Entenda em que momento você está: ter clareza dos pontos fortes e fracos em relação às disciplinas é fundamental para otimizar o tempo. O melhor termômetro é o simulado ou a repetição de uma prova antiga. Assim, o estudante consegue ter a percepção dos pontos fracos, nos quais deve concentrar maiores esforços para se aprofundar, e dos pontos que precisa revisar.
2) Estude por temas: língua portuguesa, matemática, atualidades, administração e direito são alguns temas recorrentes em concursos. Organizar uma rotina semanal incluindo cada um deles pode ser uma saída para não sobrecarregar o dia de estudos.
3) Determine metas diárias: além de reservar alguns dias da semana para determinados temas, o estudante deve criar metas diárias de estudo que possam estimulá-lo a começar e concluir uma tarefa, como, por exemplo, ler notícias do dia durante 30 minutos, assistir a uma videoaula, resolver dez questões de uma prova. Para o especialista, estudar durante horas sem descanso não significa absorção de conteúdo.
4) Resolva questões de concursos anteriores: resolver questões anteriores permite que o candidato se familiarize com o estilo de prova e não caia facilmente em pegadinhas, além de facilitar o raciocínio lógico na hora do exame.
5) Aproveite o tempo ocioso do dia a dia: esse pode ser um momento propício para ler algum texto, uma notícia, assistir a uma videoaula curta, resolver algumas questões ou dar uma rápida pesquisada em tópicos que não estão claros usando o celular. "Pode parecer pouco, mas nesse tempo o estudante conseguirá absorver pelo menos um pouco do que pode ser abordado na prova", explica Jefferson Rodrigues.
6) Converse com outros concurseiros: "Se conhece outras pessoas que vão prestar a mesma prova, é uma boa ideia trocar dicas, conselhos e sugestões sobre os estudos. Pessoas que já prestaram outros concursos também podem ter conhecimentos valiosos para compartilhar".
De acordo com Rodrigues, estudar é muito importante, mas de nada valerá se não houver descanso. "É durante o sono que transformamos o conteúdo que absorvemos em memórias de longo prazo", diz. "Além disso, uma boa noite de sono é a única ferramenta reparadora que vai nos preparar para enfrentar a jornada do dia seguinte", conclui.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder