Saiba como usar a nota do Enem para estudar no exterior
Mais de 50 universidades de Portugal são conveniadas com o Inep aceitam estudantes brasileiros que fizeram o exame
Educação|Do R7
Estudantes que participaram da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem usar a nota para ingressar em uma universidade no exterior. O único país que tem convênio assinado com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é Portugal.
As notas do Enem podem ser usadas como complemento aos processos seletivos em universidades de outros países como Estados Unidos e França. Mas o único país que de fato aceita a nota do exame é Portugal.
Leia também
Para ingressar em uma das 51 universidades portuguesas conveniadas, o estudante brasileiro deve comprovar que concluiu o ensino médio. As inscrições devem ser realizadas diretamente nas instituições portuguesas.
Os inscritos serão chamados conforme o desempenho e os critérios variam de universidade para universidade. Alguns cursos exigem teste de habilidades específicas, o candidato precisa se informar diretamente com a instituição escolhida.
As universidades públicas de Portugal concentram a maior parte dos alunos do ensino superior no país, mas diferentemente do Brasil, há cobrança de taxa dos graduandos como forma de coparticipação nos custos do ensino e esse valor deve ser pago pelo aluno.
Outro ponto importante é que para estudar em Portugal é preciso tirar o visto temporário de residência na embaixada em Brasília ou em um consulado.
Confira na página do Inep a lista de instituições que aceitam o Enem.