Saiba quem precisa justificar a ausência no Enem
Interessados devem acessar a Página do Participante na internet até a próxima sexta-feira (15)
Educação|Do R7
Interessados em participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com isenção neste ano de 2022, mas que faltaram na última edição, têm até às 23h59 de sexta-feira (15) para justificar a ausência na Página do Participante na internet. O prazo é o mesmo para quem pede isenção da taxa de inscrição.
Devem justificar a ausência os participantes que conseguiram a isenção da taxa na edição anterior, mas faltaram nos dois dias de aplicação e desejam pedir isenção novamente, em 2022. Esses candidatos devem enviar um documento que comprove os motivos das faltas. Todos os documentos deverão estar datados e assinados.
Leia também
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização do Enem, destaca no edital os seguintes motivos que justificam a ausência: assalto ou furto; acidente de trânsito; casamento ou união estável; morte na família; maternidade ou paternidade; acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade no período da aplicação; privação de liberdade; emergência, internação ou repouso médico ou odontológico; trabalho; deslocamento a trabalho; intercâmbio acadêmico e atividade curricular.
Em cada motivo, o edital detalha os documentos aceitos, com as especificações necessárias. O Inep não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis.
O resultado da justificativa de ausência no Enem 2021 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição na edição de 2022 será divulgado no dia 22 de abril.