Educação Saúde mental dos jovens na internet é tema de evento gratuito

Saúde mental dos jovens na internet é tema de evento gratuito

Evento reúne especialistas brasileiros e é transmitido pelo Youtube; objetivo é analisar a atuação quanto ao uso das plataformas

6º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet é gratuito com transmissão pelo Youtube

6º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet é gratuito com transmissão pelo Youtube

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O 6º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet acontece nesta segunda-feira (8) de forma online e gratuita. O objetivo é destacar a saúde mental dos jovens, quanto aos riscos e pontos de atenção durante o uso das plataformas digitais.

O evento é promovido pelo CEPI FGV Direito SP (Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas de Direito de São Paulo), pelo Instituto Alana e também pelo SaferNet Brasil e conta com diversos especialistas brasileiros.

Os interessados podem se inscrever através da página na internet do evento, haverá certificado de participação. A transmissão do simpósio acontece pelo canal do Youtube com apresentação de quatro painéis.

Painel 1 - Plataformização da educação: riscos e pontos de atenção para os direitos de crianças e adolescentes - das 9h30 às 10h40.
A ideia deste painel é discutir os impactos positivos e negativos do uso de plataformas digitais para atividades de ensino e aprendizagem, cuidados que devem ser tomados, riscos e consequências.

Painel 2 - Internet, pandemia e o bem-estar de crianças e adolescentes: quais são os impactos com base nas evidências? – das 10h45 ao meio-dia.
A relação entre saúde mental, uso de redes sociais e pandemia é o tema central dessa discussão, na qual serão apresentados dados sobre saúde mental de adolescentes e jovens, quais são as possíveis relações entre bem-estar e uso das redes sociais e como essa discussão se tornou ainda mais relevante no contexto da pandemia.

Painel 3 - O envolvimento de crianças e adolescentes em xingamentos e ofensas na Internet: diferença entre liberdade de expressão e agressão – das 14h às 15h10.
O painel levantará reflexões importantes sobre o papel da sociedade e dos pais na educação, orientação e prevenção a ataques e situações conflituosas na Internet, como os chamados “cancelamentos virtuais”. A discussão abordará ainda os limites entre liberdade de expressão e conteúdo que possa ser considerado agressivo.

Painel 4 - Impactos da tecnologia para estudantes da educação básica – das 15h15 às 16h25.
Esse painel falará sobre os desafios do ambiente on-line e como as tecnologias revolucionaram a forma de ensinar e a aprendizagem, e quais são as consequências positivas e riscos dessa modernização.

Serviço

6° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet
Data e horário: segunda-feira (8), das 9h às 17h50
Programação e inscrições gratuitas 
Transmissão on-line no Youtube

Últimas