Educação Unicamp  antecipa a segunda fase do vestibular para dezembro

Unicamp  antecipa a segunda fase do vestibular para dezembro

Entre as novidades, haverá a redução de duas questões na prova de linguagens e 'dupla' inscrição para candidatos da rede pública

  • Educação | Do R7

Resumindo a Notícia

  • Vestibular Unicamp: foram anunciadas 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos.
  • Segunda fase do vestibular foi antecipada de janeiro de 2023 para dezembro de 2022.
  • Prova de linguagem terá duas questões a menos.
  • Candidatos de escola pública têm inscrições antecipadas e dupla para o vestibular 2023.
Participantes devem realizar as inscrições para o vestibular 2023 até o dia 2 de setembro

Participantes devem realizar as inscrições para o vestibular 2023 até o dia 2 de setembro

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu nesta segunda-feira (1º) as inscrições para o processo seletivo 2023. Ao todo, foram anunciadas 2.540 vagas, distribuídas em 69 cursos. A organização do vestibular anunciou nesta manhã novidades para esta edição como a antecipação das provas da segunda fase de janeiro de 2023 para dezembro deste ano e a 'dupla' inscrição para os candidatos da rede pública.

Os organizadores também informaram a prova de linguagens terá duas questões a menos. Também haverá a transferência das duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova. Este ajuste vai permitir que os candidatos tenham mais tempo para responder às questões. O tempo para realização está mantido em cinco horas em cada dia de prova.

Os estudantes de escolas-públicas poderão fazer a inscrição antecipada na modalidade Enem-Unicamp. Ao realizarem a inscrição no vestibular 2023, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (opção ensino médio) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2023, não sendo necessária nova inscrição em novembro. 

Ainda, no que diz respeito à inclusão social, e visando facilitar a identificação dos candidatos inscritos nas cotas étnico-raciais, a Comvest usará a tecnologia de reconhecimento facial, a partir de imagens que já terão sido coletadas durante a segunda fase do vestibular. Assim, todos os candidatos cotistas aprovados que vierem a ser validados pelo reconhecimento facial, estarão liberados do procedimento padrão das bancas de averiguação, utilizado nos últimos anos. A Comvest ressalta que a etapa de reconhecimento facial não excluirá nenhum candidato, valendo apenas para pareceres positivos no processo de heteroidentificação.

Processo seletivo 2023

Os participantes interessados em ingressar no ensino superior na Unicamp, devem realizar as inscrições no site até o dia 2 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 192 e poderá ser paga até dia 9 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. 

A primeira fase do vestibular será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de música (com envio de vídeos pela internet, entre 19 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança), as provas de habilidades específicas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023. 

A primeira fase será aplicada, no estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Cronograma:

- Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição: 1º de agosto a 2 de setembro de 2022 (pagamento até 9 de setembro).
- Provas de Habilidades Específicas - música:  de 19 a 30 de setembro de 2022.
- 1ª fase: 6 de novembro.
- Divulgação dos aprovados para a 2ª fase: 3 de dezembro de 2022.
- 2ª fase: 11 e 12 de dezembro de 2022.
- Provas de habilidades específicas: de 4 a 6 de janeiro de 2023.
- Data de divulgação da primeira chamada: 6 de fevereiro de 2023.
- Matrícula online da primeira chamada: 7, 8 e 9 de fevereiro d 2023.

Últimas