Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unicef: 15% das escolas municipais adotam sistema híbrido de ensino

Somente 57% das redes afirmaram que concluíram os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, segundo o estudo

Educação|Do R7

Foram ouvidas mais de 3 mil redes de ensino
Foram ouvidas mais de 3 mil redes de ensino Foram ouvidas mais de 3 mil redes de ensino

Cerca de 15% das escolas municipais do Brasil adoraram o sistema híbrido de ensino, segundo estudo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), realizado entre junho e julho deste ano. A pesquisa avaliou os desafios e os avanços das redes municipais de educação durante a pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, as instituições ouviram 3.355 redes, ou seja, 60,2% do total dos municípios brasileiros, que respondem por mais de 13 milhões de alunos da educação básica pública no país.

Entre os respondentes, 84% começaram o ano letivo de 2021 com atividades totalmente não presenciais, 15,1% disseram se utilizar da educação híbrida e 1,1% declarou estar apenas com as aulas presenciais.

De acordo com o estudo, somente 57% das redes afirmaram que concluíram os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

Publicidade

Leia também

Ítalo Dutra, diretor do Unicef, avaliou ser urgente que as escolas cumpram com os protocolos para que possam retomar as atividades presenciais com segurança em agosto. “Para isso, é imprescindível que os governos federal, estaduais e municipais trabalhem de forma articulada, priorizando os recursos necessários para a reabertura”, concluiu.

Das redes de ensino entrevistadas, em 95,1% o processo de vacinação dos profissionais de educação já começou.

Publicidade

Outros resultados

Segundo 60% das redes entrevistadas, a busca ativa de estudantes em abandono ou risco de abandono escolar é uma das prioridades das redes municipais de educação.

Esta procura por alunos e alunas que não acompanham as atividades desde o início da pandemia tem sido realizada pela plataforma Busca Ativa Escolar, segundo 71,8% dos respondentes.

Publicidade

Do total, 7,1% das redes começaram o ano letivo em janeiro, 54,3% em fevereiro, 25,7% em março, 7,2% em abril, 3,8% em maio, 1,4% em junho e 0,4% em julho.

Quase a totalidade das escolas de educação infantil (97,6%) e dos anos iniciais (99,5%) já iniciaram o ano letivo.

No entanto, nos anos finais 73,7% retomaram as atividades e somente 54,8% das unidades de jovens e adultos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.