USP é a melhor universidade brasileira em ranking internacional
Nessa 19ª edição, o ranking classificou mais de 1.400 universidades de 100 países; Brasil possui 35 instituições classificadas na lista
Educação|Do R7
A USP (Universidade de São Paulo) conquistou a 115ª posição entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o QS World University Ranking. Nessa 19ª edição, o ranking classificou mais de 1.400 universidades de 100 países.
Às três universidades que lideram o ranking são o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), na 1ª posição; a Universidade de Cambridge, na 2ª posição; e a Universidade Stanford, na 3ª.
Leia também
O Brasil é o país latino-americano com mais instituições classificadas no ranking, 35 ao todo. Além da USP, outras instituições brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo: Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ficou na 210ª posição, seguida da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na 333ª, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na 441ª, e da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), na 477ª colocação.
A edição deste ano avaliou mais de 2.400 universidades do mundo todo, de acordo com oito indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de docente por aluno, citações científicas, proporção de estudantes estrangeiros, corpo docente internacional, rede internacional de pesquisa e empregabilidade.
Em três desses indicadores o desempenho da universidade se destaca. No quesito reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa e reputação entre empregadores. Além da classificação geral, a USP também sobressai nos rankings específicos da instituição.
No QS World University Rankings by Subject, divulgado no dia 6 de abril, a universidade ficou entre as melhores universidades do mundo em 44 das 51 áreas de concentração avaliadas e, em 11 áreas, ela ficou entre as 50 melhores do mundo: odontologia (11ª posição); engenharia de minérios e minas (31ª); engenharia do petróleo (32ª); geografia (38ª); línguas modernas (41ª); ciência veterinária (41ª); antropologia (42ª); arquitetura (44ª); agricultura e silvicultura (48ª); ciências do esporte (49ª) e sociologia (49ª).