USP sobe em ranking e vira a melhor universidade da América Latina e do Caribe
Relatório internacional destaca a qualidade dos professores brasileiros e o alto nível das pesquisas acadêmicas da universidade
Educação|Do R7
A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade da América Latina, segundo o QS Latin America & The Caribbean Ranking, publicado nesta quarta-feira, dia 13, pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A 13ª edição da lista avaliou e classificou 430 instituições de 25 países da região.
O Brasil é o país com mais universidades ranqueadas, 97 no total, seguido do México, com 63 universidades, e da Colômbia, com 61.
Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na terceira colocação; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na oitava; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na décima.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
A USP também conquistou posições de destaque em outros rankings divulgados pelo QS neste ano. No ranking mundial, foi classificada na 85ª posição. Foi a primeira vez que uma instituição brasileira entrou para a lista das cem melhores em um dos principais rankings universitários internacionais.
Em 26 áreas específicas a universidade ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em cinco áreas, entre as 150 melhores; e, em duas áreas, entre as 200 melhores.
As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as cem melhores na classificação geral de todas elas: ciência social e administração (45ª), artes e humanidades (49ª), ciências da vida e medicina (51ª), ciências naturais (52ª) e engenharia e tecnologia (68ª).