Educação Veja o passo a passo para se inscrever no Sisu 2022

Veja o passo a passo para se inscrever no Sisu 2022

Participante pode tentar uma vaga no ensino superior público por meio do programa entre os dias 15 e 18 de fevereiro no site

  • Educação | Do R7

São ofertadas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior

São ofertadas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior

Divulgação/Secom UnB

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do MEC (Ministério da Educação) que viabiliza o acesso de estudantes à universidade pública sem precisar fazer o vestibular da própria instituição de ensino. Pode fazer a inscrição no Sisu apenas o estudante que participou do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

Confira dicas de professores para conseguir as melhores vagas nas universidades usando o Sisu.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora é realizado com login único do governo federal, mediante uma conta no site do governo. Para ajudar os participantes, o R7 separou o passo a passo de inscrição, que ocorre entre os dias 15 e 18 de fevereiro no site do programa. Confira:

1. Acesse a página do Sisu na internet e clique em "Fazer Inscrição". Na próxima tela clique em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro.

Antes de iniciar a inscrição é preciso confirmar os dados de celular e e-mail para que o Sisu possa entrar em contato.

2. Na próxima tela é possível escolher até duas opções de curso. Para começar clique em "Fazer inscrição na 1ª opção".

3. Pesquise as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou pelo nome do curso.

4. No resultado da busca é possível conhecer os detalhes de cada curso e as modalidades disponíveis.

5. Na tela de "Modalidades" escolha a opção para qual curso pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade" para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

6. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu e a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

7. Após confirmar a inscrição, é possível voltar para a tela "Minha inscrição" onde poderá conferir as informações da opção escolhida. O participante poderá alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições.

8. O participante também poderá conferir a classificação parcial para acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação durante o período de inscrições.

Sisu 2022

Neste primeiro semestre de 2022 são ofertadas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, sendo que mais de 84,5% das vagas são para as instituições federais (universidades e institutos).

O estado de Minas Gerais possui o maior número de vagas disponíveis, 27.790, seguido por Bahia, 19.239 e Rio de Janeiro com 17.361. As vagas são para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. A consulta dessa oferta já está disponível na página do Sisu.

Na consulta é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 125 instituições que aderiram ao Sisu.

Últimas