Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja por que vale a pena realizar atividades de extensão universitária

Ampliar os conhecimentos, desenvolver habilidades e manter o aprendizado contínuo: esses são alguns dos benefícios desse tipo de formação

Educação|Do R7 Conteúdo e Marca

Na extensão universitária os alunos podem colocar em prática o conhecimento aprendido em sala de aula, tendo contato direto com a profissão
Na extensão universitária os alunos podem colocar em prática o conhecimento aprendido em sala de aula, tendo contato direto com a profissão Na extensão universitária os alunos podem colocar em prática o conhecimento aprendido em sala de aula, tendo contato direto com a profissão

Oportunidade de formação de curta duração complementar à graduação, de forma gratuita, os cursos e atividades de extensão universitária são oferecidos pelas instituições de ensino superior nas modalidades presencial e a distância (EAD).

Ampliar os conhecimentos, desenvolver habilidades e manter o aprendizado contínuo: esses são alguns dos benefícios desse tipo de formação, que engloba atividades práticas, acadêmicas, culturais, entre outras. Dessa maneira, o aluno tem a possibilidade de experimentar mais de uma área de atuação e entender com qual tem mais afinidade.

Segundo o Ministério da Educação, os cursos de extensão podem ser considerados como nível superior. Apesar disso, esse tipo de capacitação não exige requisitos, como acontece com os cursos de graduação, nos quais os candidatos precisam ter concluído o ensino médio ou equivalente e ter sido selecionados por meio de processo seletivo. Além disso, os cursos e atividades de extensão não podem emitir diploma, mas certificados.

Referência em educação superior

Publicidade

A Uninassau, por exemplo, centro universitário referência no país e que faz parte do grupo Ser Educacional, um dos maiores do Brasil, oferece centenas de atividades de extensão gratuitas e também abertas ao público, nas diversas áreas do conhecimento. São ações, projetos e cursos, entre outros. 

Coordenador de Pesquisa e Extensão da Uninassau, Thiago Araújo explica que as coordenações de todos os cursos de graduação do centro universitário estimulam e propõem esse tipo de atividade quase que semanalmente, “trazendo assim um número enorme de oportunidades que são desenvolvidas nos nossos próprios ambientes como também fora deles, em espaços públicos, instituições públicas e privadas, empresas, centros de educação e comunidades.

Publicidade

Aprendendo na prática

Na extensão universitária da Uninassau os alunos podem colocar em prática o conhecimento aprendido em sala de aula, tendo contato direto com a profissão, e ganham experiência enquanto prestam serviço para a comunidade.

Publicidade

De acordo com o acadêmico, o centro universitário registra semestralmente milhares de atendimentos ao público por meio das atividades e projetos de extensão. Dessa maneira, os alunos acabam tendo uma formação de mão dupla. Ou seja, fixam o conteúdo teórico aprendido durante as aulas na medida em que atendem a população, vendo uma realidade social local. “Dessa maneira, o aluno tem uma formação mais humanizada e leva essa experiência de fora para dentro da sala de aula, o que se torna objeto de discussão na formação dele e dos demais colegas”, conclui Thiago Araújo.

Confira aqui as atividades de extensão oferecidas pela Uninassau.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.