Educação YouTube lança uma playlist com vídeos educativos

YouTube lança uma playlist com vídeos educativos

Plataforma organiza conteúdo em série, como nos cursos, para oferecer uma experiência de aprendizagem mais profunda

  • Educação | Karla Dunder, do R7

Edutubers preparam cursos na plataforma

Edutubers preparam cursos na plataforma

Karla Dunder/R7

O YouTube lança nesta sexta-feira (12) um novo projeto: uma playlist de vídeos educativos. Na prática, o conteúdo educativo é organizado em sequência, como em um curso. E quem ganha com isso são os internautas que buscam obter um conhecimento mais completo sobre determinado assunto.

“Ouvimos que o conteúdo, como é apresentado, não funciona quando os vídeos precisam ser vistos na sequência, é preciso que haja uma determinada ordem para construir um conhecimento mais complexo”, explica Clarissa Orberg gerente de parcerias estratégicas de Educação do Youtube. A ideia foi organizar o material em módulos, sem recomendações de vídeos, para não desviar o foco.

Leia mais: Internet: ensino gratuito e de qualidade em um clique

No Brasil apenas 15 canais ganharam a tag playlist educativa, em todo o mundo 75 canais conquistaram o reconhecimento de ter um conteúdo confiável e com um material produzido que faça a diferença na vida das pessoas. A playlist foi lançada mundialmente durante a conferência para os edutubers nos Estados Unidos, a Educon.

Como os vídeos ligados a educação são mais acessados que os conteúdos ligados aos bichinhos e aos pets no Brasil, a plataforma já apostava no YouTube Edu, em uma parceria com a Fundação Lemann que oferece conteúdo de qualidade para estudantes do ensino médio.

Agora, os estudantes brasileiros terão acesso a conteúdo focado nas matérias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas também a canais que entendem comunicação de forma mais ampla, como o Manual do Mundo, um dos maiores canais de ciência da plataforma, que apresenta o Manual Maker.

“Percebemos que muitas escolas estavam investindo em laboratórios, mas muitos não sabem o que fazer, então, resolvemos desmistificar o assunto”, diz Iberê Thenório. O resultado: 15 aulas teóricas e práticas, que ensinam a colocar a mão na massa.

Entre os canais, o Me Poupe de Nathalia Arcuri, que traz o curso O Problema é Seu e Se Liga nessa história. Todos com uma linguagem acessível, que consegue traduzir e tornar o conteúdo acadêmico acessível a todos.

Últimas