Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Substituto de Arruda, Jofran Frejat foi secretário de Saúde no governo Roriz

Candidato do PR ficou em segundo lugar no primeiro turno das eleições

Distrito Federal|Do R7

Frejat tenta pela primeira vez o Buriti
Frejat tenta pela primeira vez o Buriti

O candidato Jofran Frejat (PR), que recebeu 27,77% dos votos válidos (com 96,85% das urnas apuradas) e está na disputa pelo Buriti no segundo turno das eleições no Distrito Federal, entrou na corrida como cabeça de chapa nos últimos dias do prazo eleitoral. Vice na chapa do ex-governador José Roberto Arruda, ele assumiu a candidatura depois de Arruda ser barrado pela Lei da Ficha Limpa por improbidade administrativa.

Segundo mais votado no primeiro turno, Frejat promete dar continuidade ao projeto proposto por Arruda e um dos carros-chefes de sua campanha é a promessa de regularizar todos os condomínios do DF.

Leia mais notícias no R7 DF

O candidato sempre ressalta que sua experiência como médico e secretário de Saúde durante a gestão Roriz o credencia como gestor mais capacitado para solucionar os problemas da rede pública de saúde.


A candidata à vice na chapa de Frejat é Flávia Arruda, esposa do ex-governador. Ela entrou na disputa após a desistência do marido.

Biografia


Jofran Frejat tem 77 anos, nasceu em Floriano (PI) e se mudou para Brasília em 1962. É formado em medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pós graduado pela Universidade de Londres em 1972. 

Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1986 pelo extinto PFL, participou da Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição de 1988. Foi reeleito em 1990 mas licenciou-se para assumir a Secretária de Saúde do DF, na gestão de Joaquim Roriz, cargo que ocupou mais três vezes. 


Já filiado ao PP, foi reeleito deputado federal em 1994 e em 1998 se reelegeu pelo PPB. Em 2002 disputou o cargo ao Senado Federal, mas não se elegeu. Em 2006, pelo PTB, ganhou mais uma eleição para a Câmara dos Deputados. Como deputado, atuou em projetos relacionados à saúde e ao serviço público.

Desde 2007 Frejat está filiado ao PR. Também foi secretário-geral do Ministério da Previdência Social e Diretor do IML (Instituto Médico Legal) na década de 1970. É titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Colégio Internacional de Cirurgiões. 

Pesquisas eleitorais

Com a saída de José Roberto Arruda da corrida eleitoral, que liderava as pesquisas, Frejat ficou encarregado de manter a campanha do PR ao governo do DF. As pesquisas eleitorais se confirmaram e Frejat encerrou o primeiro turno em segundo lugar na preferência do eleitorado.

Na disputa pelo Buriti, conseguiu derrotar o atual governador, Agnelo Queiroz (PT), no primeiro turno, com um diferença de 113 mil votos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.